Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news que atrapalham a chegada de ajuda aos desabrigados

Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news que atrapalham a chegada de ajuda aos desabrigados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou nesta terça-feira (7), em Brasília, o trabalho de voluntários em meio às enchentes registradas no Rio Grande do Sul. Ele condenou fake news relacionadas à tragédia no sul do país. “Ainda tem muita fake news contando mentira sobre o Rio Grande do Sul, desmerecendo as pessoas que estão trabalhando”, disse, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Presidente, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Não apenas as Forças Armadas, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Força Nacional. Não apenas as pessoas que ganham salários para trabalhar, mas os voluntários.  O que mais me apaixona é a quantidade de gente no Brasil inteiro preocupada em ajudar o Rio Grande do Sul”, assinalou.

“Um país que tem seres humanos com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de fake news mentirosa – eu diria até canalha – que vive pregando mentira, deturpando fala, pegando palavras e contando mentiras para a sociedade. Um país não pode ir pra frente desse jeito”, afirmou.

 

A generosidade dos voluntários e a canalhice das fake news

O presidente Lula também citou a atuação dos voluntários e fez críticas a pessoas que continuam espalhando mentiras sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.

“Ainda tem muita fake news contando mentiras sobre o Rio Grande do Sul, desmerecendo as pessoas que estão trabalhando, porque a quantidade de pessoas que estão trabalhando, não apenas das Forças Armadas, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Força Nacional, não apenas das pessoas que ganham salário para trabalhar. Mas os voluntários”, afirma o entrevistado.


“O que mais me emociona é a quantidade de gente no Brasil inteiro preocupada em ajudar. Um país que tem os seres humanos com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de fake news, mentirosa, eu diria até canalha, que vive deturpando falas, contando mentira para a sociedade. Um país não pode ir para a frente desse jeito.”

Bom senso

O presidente faz uma pelo às pessoas para que tenham bom senso.

“É preciso que as pessoas não sejam levianas. A situação do Rio Grande do Sul é muito delicada, todo mundo quer ajudar o Rio Grande do Sul. Agora é preciso tomar cuidado porque tem gente que não quer ajudar, porque tem gente que está apostando na desgraça. Porque tem gente que não quer que dê certo. E nós sabemos a importância do Rio Grande do Sul para a história do país”, afirmou o presidente.

Diante da situação, pediu união. “A situação do Rio Grande do Sul é muito delicada. Os parlamentares liberaram as suas emendas – acho extraordinário isso. Se tiver emenda de senador, também libero. Todo mundo quer ajudar o Rio Grande do Sul”.

“Agora, é preciso tomar cuidado porque tem gente que não quer ajudar. Tem gente que está apostando na desgraça, que quer que não dê certo. Nós sabemos a importância do Rio Grande do Sul para a história desse país. Portanto, gaúchos e gaúchas, fiquem tranquilos, tenham fé em Deus que a gente vai consertar esse estado e vocês vão voltar a viver felizes”, disse o presidente da República.

 

Com Agência Brasil e Agência Governo