O MDB quer retomar a prefeitura de Inhumas, e o nome do partido para esta tarefa deve ser o deputado estadual Lucas Calil. O legislador tem o apoio da velha guarda do partido, que comandou a prefeitura nas décadas de 1980 e 1990, com as eleições dos deputados estaduais Irondes de Morais e José Essado.
A eleição de Lucas Calil abre vaga na Assembleia Legislativa (Alego) para que Thiago Albernaz (MDB) retorne ao legislativo, uma vez que ele é o primeiro suplente da legenda.
O prefeito Dr. João Antônio (PSD) é candidato não pode ser reeleição, e não indicou um sucessor. Diante deste quadro, os partidários da candidatura de Lucas Calil entendem que o momento é mais favorável à oposição. Os emedebistas afirmam que pesquisas internas apontam para desgaste da atual administração, numa sinalização clara de que a população de Inhumas quer a troca no comando da cidade.
Calil está no seu terceiro mandato na Alego. Seu primeiro mandato foi conquistado em 2014, com 18.129 votos, em 2018 foi reeleito e ampliou sua votação para: 23.994, e no atual mandato, garantido nas eleições de 2022, praticamente dobrou a sua votação, alcançando : 50.843 votos.
As lideranças do MDB de Inhumas consideram que Lucas Calil é competitivo e está maduro para o desafio de vencer as eleições e fazer uma boa administração no município. O deputado ainda não confirmou a candidatura, mas seu nome já é o mais comentado no partido para a disputa no município.