AtlasIntel não registra pesquisa e outro instituto tira levantamento sobre Goiânia do site do TSE

AtlasIntel não registra pesquisa e outro instituto tira levantamento sobre Goiânia do site do TSE

Avaliação de um pesquisador é que institutos constataram números muito baixos da pré-campanha de Mabel

Marcus Vinícius de Faria Felipe

Goiás está entre os Estados da federação com maior número de pesquisas registradas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A constatação é de um profissional de pesquisas, que diz que apenas Piauí e Rio Grande do Norte tem registrado número similar de pesquisas nestas eleições. O fato novo é que pela primeira vez uma pesquisa foi retirada de registro, de modo que o levantamento não poderá ser divulgado, e nem acessado por quem tem acesso à página “Pesquisas Registradas” do site do TSE.

Sobre a AtlasIntel, o pesquisador, que pede para não ser identificado, informa que o levantamento foi realizado em Goiânia, por meio digital, com perguntas feitas via email e por redes sociais. Segundo esta fonte, o provável contratante tem interesse direto na campanha do ex-deputado Sandro Mabel (União), mas os números ficaram próximos de 2%, e optou-se por não fazer o registro e a divulgação.

Em relação a outra pesquisa, que teria sido registrada pelo instituto denominado “100% Pesquisa”, o pesquisador constatou que o levantamento foi retirado do site, a pedido do referido instituto.

Coluna Giro, de O Popular, do dia 18/04

Na opinião do pesquisador, os dois casos demonstram que a campanha do presidente da FIEG ainda não atingiu números que impactem positivamente em favor do candidato. Esta constatação casa com nota publicada na Coluna Giro, do jornal O Popular, na edição de 18/04, onde o presidente do Detran, Delegado Waldir, alertou sobre a necessidade de Mabel apresentar resultados, após o lançamento de sua campanha pelo governador Ronaldo Caiado (União).

Waldir, que tem experiência eleitoral, tendo sido por duas eleições (2014 e 2018) o deputado federal mais votado de Goiás, com mais de 250 mil votos, falou sem rodeios que a popularidade do governador Caiado não é suficiente para alavancar uma candidatura.

“Temos que ganhar nas principais cidades. A nota 86 não é para qualquer um”, referindo-se a pesquisa do Instituto Quaest, que  apontou o governador Ronaldo Caiado com 86% de aprovação.

Na mesma nota, o Delegado Waldir sentenciou:

“Ninguém pode esquecer que tem de trabalhar. Se alguém ficar com 1% na pesquisa, fica difícil ser candidato”.

Como diz um deputado estadual goiano, “tá dado o recado”.