André Sores: Autossabotagem destrói a nossa vida

André Sores: Autossabotagem destrói a nossa vida

Olá leitoras e leitores, comandante na área!

 

Autossabotagem é o comportamento consciente ou inconsciente de colocar obstáculos nas tarefas importantes que você precisa realizar ou na maneira como você se vê e se coloca diante do mundo.”

 

Mas André, como vou saber se estou me auto sabotando?

 

Antes de falar sobre autossabotagem, precisamos entender o ponto principal que é o EU. Se você não se conhece, não vai saber qual o comportamento que está levando você a se auto sabotar.

 

Por exemplo: você sabe que se fizer algo errado, vai dar problema, mas mesmo assim, você vai lá e faz o errado mesmo sabendo que vai dar problema.

 

Isso é um comportamento que você vem utilizando e nem percebe que está fazendo. Desta forma você está sabotando a mente e bloqueando ela para fazer a coisa certa.

 

Por isso o importante nesse processo é:  saber quem é você? O que você quer? Aonde quer chegar?

 

Não somos criados para responder nenhuma dessas perguntas. Somos criados para sobreviver durante os dias e não aproveitar nada de bom que existe.

 

Os sistemas que vivemos: familiar, social e organizacional, existem para nos impor, oprimir e criar facilidades para atingir o que o outro deseja e não aquilo que você deseja.

 

Por isso, desenvolvemos comportamentos que não desejamos e nem priorizamos.

 

É assim que a auto sabotagem começa a fazer parte da nossa vida e nem percebemos, achando que isso é algo natural, pois não temos pessoas ao nosso redor, no nosso ciclo de vida que vão falar sobre isso.

 

Uma frase que falo constantemente é: para subir de nível, você precisa aprender com quem está acima de você. Se estiver conversando com pessoas iguais ou piores que você, não vai aprender nada.

 

Rever o ciclo de amigos é importante para evitar a auto sabotagem.

 

Muitas pessoas têm apego às coisas e a pessoas, isso nada mais é que auto sabotagem. Acaba se fechando para as oportunidades, a fim de garantir as amizades que foram criadas dentro do sistema familiar, social e organizacional.

 

Exemplificando, você se sabota porque quer viver algo que não está dentro da sua realidade ou dentro do contexto de quem é você.

 

Quando você desapega, acaba abrindo espaço para fazer novas amizades, ter novos aprendizados e assim viver oportunidades que nem pensava em experimentar.

 

Tá bom André qual é o próximo passo que devo tomar?

 

O passo é investir no seu autoconhecimento. Precisa aprender sobre você e quando você sabe quem é você, irá usar as melhores ferramentas para criar hábitos que vão fazer você não se sabotar mais.

 

Obter autoconhecimento é deixar de pensar que as pessoas vão te ajudar ou que elas acreditam em você. Aprende de uma vez por todas, ninguém acredita em você. Se você não aprender isso, vai esperar que as coisas aconteçam ou vai ficar achando que alguém irá fazer por você.

 

Aprenda a fazer o seu melhor todos os dias, não para agradar as pessoas, mas para fortalecer o que você realmente deseja para sua vida.

Nos últimos quatro artigos que escrevi para o Jornal Onze de Maio, trouxe o conceito high stake, que é correr alto risco para sua vida. Vou falar sobre isso constantemente, porque para avançar na vida, tenho que criar alto risco, tenho que arriscar constantemente sem medo de dar certo ou errado.

 

Outra coisa que eliminamos quando aprendemos sobre autoconhecimento é entender que não existe nada errado e nem tudo certo, o que existe é uma auto reflexão sobre os meus resultados.

 

Se deu tudo errado, ok onde preciso melhorar. Se deu tudo certo, ok onde preciso melhorar.

 

Estamos em constante aprendizado, pois vamos errar constantemente.

 

Vou deixar 7 lições que aprendi durante a minha jornada.

 

1 – Não tenho sonhos, eu tenho objetivos:

 

Perdemos muito tempo sonhando no que poderia ser ou no que poderia ter. E sem contar que o sonho muda conforme a sua necessidade.

 

Quando se tem objetivo, você obrigatoriamente precisa criar metas para alcançar esse objetivo e quando se tem objetivo, você desenvolve o comprometimento de alcançá-lo.

 

Sonhe mesmo e faça mais.

 

2 – O sucesso vem antes do trabalho:

 

As pessoas acham que o resultado é o sucesso. Negativo, o resultado é consequência do que você está fazendo ou deixando de fazer.

 

Um exemplo: eu sou triatleta, o que vale não é o dia das provas, o verdadeiro desafio são os treinos que preciso realizar até o dia da prova, pois no dia, é apenas a celebração e o resultado de dias de treinamento.

 

O sucesso é treinar cada treino com maestria.

 

3 – Seja você mesmo:

 

Não queira agradar as pessoas, seja aquilo que você realmente deseja e agrade a única pessoa que precisa ser agrada, você mesmo.

 

Não é simples ter essa mentalidade, justamente porque o seu ambiente e as pessoas que estão ao seu redor, podem não estar com essa mentalidade de mudança, crescimento e prosperidade.

 

4 – Não de limite:

 

Não ache que não é capaz de fazer. Podemos fazer tudo aquilo que desejamos, basta respirar fundo e seguir.

 

O medo vai gerar a limitação, mas mesmo com medo deve seguir em frente.

 

5 – Não existe solução única:

 

Não pense que só você sabe das coisas ou que a sua solução é a certeira.

 

Seja humilde de poder aprender sempre. Claro que terá coisas que não vão funcionar para sua realidade, mas com certeza existirá coisas que vão fazer você subir de nível na vida.

 

6 – Comece o jogo ganhando:

 

Não precisa esperar a largada para começar o jogo.

 

Sou triatleta e ultramaratonista, para manter a minha resistência e condicionamento físico, venho treinando 3h todos os dias. Com certeza estou muito à frente de quem nem começou ainda.

 

Por isso ampliar o seu conhecimento é fundamental para entrar em ação.

 

7 – Não se importe:

 

Não deu certo! Tudo bem, ajuste a rota e volte para o jogo.

 

As pessoas estão falando mal de você! Tudo bem. Quando alguém fala mal de você, é mais sobre ela do que sobre você.

 

As coisas deram certo! Parabéns. Comemore, mas logo volte ao jogo para continuar vencendo.

 

Esses sete pontos ajudam a você a não se auto sabotar, justamente porque você estará atendo ao seu comportamento.

 

Não queira uma vida segura, porque a vida não é segura e nem foi feita para ser segura.

 

Seja um high stake.

 

 

Faça por você.

Viva por você.

 

André Soares Coach |Escritor |Mentor |Palestrante |Triatleta

[email protected]

Telegram: https://t.me/andresoarescoach

Instagram: https://www.instagram.com/andresoares_coach