André Soares: Hábitos que precisam ser eliminados

André Soares: Hábitos que precisam ser eliminados

Olá leitoras e leitores, comandante na área!

 

A nossa vida é feita de hábitos, por esse motivo precisamos aprender a cultivar os bons hábitos que vão levar a atingir a sua auto performance da vida.”

 

Falando assim mostra uma facilidade grandiosa, mas lá no fundo não tem nada de fácil. É extremamente difícil cultivar os bons hábitos, justamente porque requer um esforço muito grande para alcançar. E esse esforço só pode ser feito por você.

 

Quando vivemos numa zona de conforto, onde não acontece nada, não vai existir esforço algum, e por isso, não tem a necessidade alguma de gerar bons hábitos.

 

Muitas pessoas acreditam que nascemos com os hábitos, mas na realidade hábitos são aprendidos durante a nossa vida. Por isso existem os bons e maus hábitos.

 

E o que significa hábito André?

 

No Aurélio significa: maneira permanente ou frequente de comportar-se, uma forma usual de ser, fazer, sentir, costume de viver a vida.

 

Mana mais é a maneira que você vive a sua vida.

 

Hoje eu tenho um hábito que é a prática de esporte. Me tornei triatleta (corro, nado e pedalo), sou maratonista e ultramaratonista,  onde levo o meu corpo e mente ao limite extremo para poder superar as minhas limitações.

 

Para alcançar isso, eu precisei criar novos hábitos, que realmente me fizeram mudar a minha vida.

 

Hábitos como levantar cedo, exercitar, mudar alimentação, mudar vestimenta, estudar mais, aprender mais e o mais importante, tive que mudar as amizades. Pessoas que não agregam valor a esses novos hábitos, fui tirando da minha jornada e abrindo espaço para pessoas que têm o hábito de cuidar da saúde.

 

Essa mudança, fez com que o meu corpo e mente se tornassem únicos para o meu crescimento. 

 

Outro ponto que mudou foi a volta à faculdade. Estou cursando Bacharel em Educação Física, pois entendi que deveria juntar a minha prática de exercitar com a teoria, e assim evoluir ainda mais a capacidade do meu corpo e mente.

 

Por isso a mudança de hábito é necessária, mas também muito difícil de realizar, justamente porque só depende de você.

 

Eu adotei a prática de exercício físico, porque juntei duas coisas que gosto, esporte e a evolução humana.

 

Bons hábitos vão levar a subir de nível.

 

Mas não podemos esquecer que também existem os maus hábitos que invés de fazer você evoluir, vai acabar fazendo despencar de nível e não ter força ou vontade para mudar a situação que estiver vivendo.

 

Sobre os maus hábitos quero listar aqui os mais comuns que muitos já se encontraram, ou se encontram vivendo esses maus hábitos e podem nem perceber isso.

 

Eu falo isso, justamente porque vivi esses hábitos por longos 34 anos.

 

5 HÁBITOS QUE PRECISA ELIMINAR ANTES QUE SEJA TARDE

 

É bem isso mesmo, senão eliminar agora, vai acabar se acostumando e achar que tudo na sua vida é normal, ou por que Deus quis que fosse assim.

 

A grande armadilha dos hábitos é que você pode mudar eles a qualquer momento. Se estiver vivendo bons hábitos, pode acabar mudando para maus hábitos e vice e versa.

Vamos conhecer esses hábitos.

 

1 – Relações tóxicas

 

Esse é um hábito ardiloso. Como assim André?

 

Amizade e relacionamento amoroso são sempre complicados, justamente porque sempre entregamos a nossa vida a mãos de outras pessoas.

 

E sem contar que podemos conviver com pessoas que achamos que são boas, fiéis, leais, legais e no das contas estão ao nosso redor só para sugar a nossa energia e não agregar valor algum a nossa vida.

 

Se você não for fiel, legal ou que tenha amor próprio sobre você mesmo, sempre irá buscar isso nas pessoas que estão ao seu redor.

 

Reflita sobre as pessoas que estão ao seu redor: elas sugam sua energia e você fica constantemente cansado, ou você tem pessoas ao seu redor que estão ajudando você a subir de nível?

 

2 – Sedentarismo

 

Esse é fácil de notar. Só olhar se o corpo está em movimento ou não.

 

Muitos podem achar que estar com o corpo em movimento é só ir para academia e exercitar, mas colocar-se em movimento é: ler, escrever, caminhar, correr, realizar exercício, meditar, pilates, estar rodeado de pessoas que sabem mais que você.

 

Se não estiver vivendo isso, então pode ter certeza que está vivendo uma vida sedentária entre as dificuldades da sua jornada sem visão alguma de querer mudar.

 

3 – Estudos

 

Como assim André, estudar é um mau hábito?

Sim, ele se torna um mau hábito quando você usa ele como desculpa para não enfrentar um novo desafio.

 

A primeira desculpa que usa é: nossa será que estudei suficiente para esse cargo?

 

Sem contar que tem pessoas que usam o estudo para avançar: eu já estudei isso, mas preciso estudar mais pois não estou preparado.

 

E ainda tem aquelas pessoas que aprendem, aprendem, aprendem e não colocam em prática tudo que estuda.

 

O estudo serve para ter clareza sobre um determinado assunto, mas você só terá prática quando começar a exercitar o que aprendeu.

 

Não existe a hora certa ou o momento certo. A hora de fazer, é agora, nesse exato momento.

 

4 – Prazeres rápidos

 

Esses são aqueles momentos que a gente sempre acaba dizendo: Há só vou fazer dessa vez, isso não vai me prejudicar.

 

Quando me tornei atleta, tive que mudar muitos desses prazeres rápidos para ajustar alimentação e carga de treinos.

 

Sempre gostei de comer em fast food, não todo dia, mas cultivava esse hábito.

 

Mas quando comecei a preparar o corpo para competições, não tinha mais espaço para isso. Claro que logo de primeira não tive, exceto, tudo mudou quando senti numa prova a falta de preparo físico.

 

Agora podemos também analisar esses prazeres rápidos em:

  • Falas como eu não sou capaz.
  • Vou dormir mais um pouquinho.
  • Hoje não vou tomar água
  • Falar mal de outras pessoas

 

Coisas que achamos que não prejudica, mas sempre acaba se tornando um mau hábito.

 

5 – Estresse

 

O estresse é nada mais do que falta de energia. Falta vontade de fazer algo.

 

Muitas vezes, não temos vontade de fazer nada e nem percebemos que o nosso ambiente e as pessoas que estão ao nosso redor, estão agindo negativamente.

 

Quando não se tem clareza sobre isso, sempre irá achar que tudo é normal e não toma atitude nenhuma para mudar o que não está funcionando.

 

Para criar novos hábitos na vida, precisa ter a disposição de criar high stake para sua vida.

 

Se não criar risco, se não se arriscar, nunca irá cultivar bons hábitos e vai viver uma vida só de maus hábitos, achando que está tudo normal.

 

Você vive uma vida de bons hábitos ou de maus hábitos?

 

E você está disposto a se tornar um high stake?

 

 

Faça por você.

Viva por você.

 

André Soares Coach | Escritor |Mentor

[email protected]

Telegram: https://t.me/andresoarescoach  

Instagram: https://www.instagram.com/andresoares_coach