Trump inicia deportações de imigrantes ilegais e 158 brasileiros chegam hoje em Belo Horizonte

Trump inicia deportações de imigrantes ilegais e 158 brasileiros chegam hoje em Belo Horizonte

O presidente norte-americano Donald Trump iniciou a deportação de imigrantes ilegais. Nesta primeira leva, 158 brasileiros estão sendo deportados dos Estados Unidos. Um vôo fretado chega nesta sexta-feira em Belo Horizonte (MG).

Os brasileiros haviam sido detidos pela Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), e estão sendo mandados de volta ao Brasil. Este será o segundo voo de deportação de brasileiros neste ano, sendo o primeiro ocorrido durante o governo de Joe Biden. A expectativa é que o ritmo de deportações aumente sob a administração Trump.

O prefeito de Newark, Ras Baraka, cidade próxima a Nova York e lar de milhares de imigrantes ilegais, criticou duramente as operações da ICE.

“Hoje, agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) invadiram um estabelecimento local na cidade de Newark, detendo moradores e cidadãos sem documentos, sem apresentar um mandado. Um dos detidos é um veterano militar dos EUA, que sofreu a indignidade de ter a legitimidade de sua documentação militar questionada. Este ato flagrante é uma violação clara da Quarta Emenda da Constituição dos EUA, que garante ‘o direito das pessoas de estarem seguras em suas pessoas, casas, papéis e efeitos, contra buscas e apreensões irracionais’”, afirmou Baraka em nota.

Nos dois primeiros dias do governo Trump, o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) já prendeu 538 imigrantes ilegais, incluindo os com antecedentes criminais. Segundo dados de 2022, aproximadamente 11 milhões de imigrantes em situação irregular viviam nos Estados Unidos. O Brasil ocupava a oitava posição entre os países com o maior número de imigrantes ilegais no território norte-americano, com cerca de 230 mil brasileiros vivendo sem documentação adequada.

Bolsonaristas saudaram eleição de Trump

Na semana em que Trump foi eleito presidente dos EUA, um outdoor instalado em Goiânia parabenizou o presidente esradunidense . O painel, que viralizou nas redes sociais, foi fixado na Rua 10, setor Leste Universitário.

“Parabéns, amigo. Deus o abençoe! De sua amiga, Ismenia. Beijo Amo Você! Obrigada”, diz o out-door assinado por Isménia  de A. Oliveira.

Todos os deputados bolsonaristas que viajaram aos Estados Unidos para acompanhar a posse do presidente aliado Donald Trump enfrentaram três opções limitadas: ficar ao relento, assistir à cerimônia em uma arena fechada ou acompanhar tudo pela TV no hotel, informou o jornal GZH nesta segunda-feira (20).

Entre os que não conseguiram entrar no evento estavam a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o deputado goiano Gustavo Gayer (PL).

Veja os deputados bolsonaristas que foram à posse de Trump:

Adilson Barroso (PL-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Capitão Alden (PL-BA)
Carla Zambelli (PL-SP)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Giovani Cherini (PL-RS)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Joaquim Passarinho (PL-PA)
Luiz Philippe de Orleans (PL-SP)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Mario Frias (PL-SP)
Mauricio Marcon (PODE-RS)
Mauricio do Vôlei (PL-MG)
Messias Donato (Republicanos-ES)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)

 

Com agências, fotos: redes sociais