Partido encerrou no dia 28 de fevereiro a campanha nacional de filiação com um total de 341.315 novas inscrições, e soma hoje 2.949.507 filiados rumo à realização do Processo de Eleições Diretas de 2025. Em Goiás o partido saiu de 47 mil registrados até 2022 para 72.352 filiados em 2025.
Na noite de sexta-feira, o Diretório Municipal do PT de Goiânia realizou evento para comemorar os 45 anos do partido. No dia 28 de fevereiro encerrou-se o prazo para filiações de novos filiados com direito a participar do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT, que será realizado no mês de julho (estaduais) e agosto (nacional) para escolher os novos presidentes dos diretórios municipais, estaduais e nacional.
Na solenidade em Goiânia a presidenta do diretório municipal, Neyde Aparecida, falou dos desafios do PT para os próximos dois anos e enalteceu a trajetória do partido em Goiás e no Brasil.
“O PT é o partido das Diretas Já, da luta conquistar para Constituinte a redução das horas de trabalho, a criação do SUS e o fortalecimento do Estado de Direito. O PT, portando é o partido da defesa da democracia, que está junto com o povo nos momentos mais difíceis que este país teve. Nestes 45 anos precisamos comemorar as conquistas e continuar trabalhando por mais avanços. A luta agora é pela redução da escala 6×1, por justiça tributária, com os super ricos pagando impostos e pela redução do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil”, aponta.
Para o deputado estadual Mauro Rubem, o PT se constituiu nestes 45 anos num instrumento de avanços sociais e democráticos, ampliando garantias e direitos dos trabalhadores, empreendedores, agricultores familiares e de todas as classes sociais. Mauro, porém, alerta que o desafio da redemocratização, pois, apesar das vitórias na Constituição de 1988, os ataques à democracia no dia 08 de janeiro de 2023, mostram que ainda há aqueles que querem a volta da ditadura.
“Esta quadrilha que foi denunciada pela Procuradoria Geral da República deve pagar pelos crimes contra a democracia e contra o povo brasileiro. Não pode ficar impune a tentativa de golpe de Estado, que implicava até na morte do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Morais. É muito grave esta onda fascista, que se organiza internacionalmente, e o PT deve constituir esta frente ampla em defesa da democracia com os partidos democráticos e com toda a sociedade brasileira”, ressalta.
A deputada estadual Bia de Lima enalteceu as conquistas em favor das mulheres garantidas pelo PT nos últimos 45 anos, e fez um alerta sobre as tentativas de retrocessos, neste momento em que Goiás é o Estado com maior número de feminicídios no Brasil.
“Precisamos levantar a bandeira contra o feminicídio neste dia 8 de março. Goiás é o Estado que mais mata mulheres. Neste domingo, às 9hs,, vamos fazer uma grande caminhada a partir da Praça do Botafogo, e à tarde, um passeio ciclístico, a partir do Parque Flamboyant, onde as mulheres vão demonstrar sua indignação contra a violência e cobrar medidas efetivas de proteção à vida”, protesta.
Ex-deputado com seis mandatos Luis Cesar Bueno enalteceu as últimas medidas do governo Lula, como a isenção do imposto para importação de alimentos, visando reduzir a inflação, e a nomeação de Gleisi Hofmman para a Secretaria de Articulação Política e de Alexandre Padilha, para o ministério da Saúde.
“O presidente Lula demonstra todo o seu compromisso com o bem-estar do povo brasileiro ao trabalhar para baixar preços dos alimentos e também do gás, dos combustíveis e dos remédios. Lula também acerta ao trazer a nossa presidenta do PT, Gleisi Hofmman para a articulação política e deslocar o ministro Padilha para a Saúde. São lideranças com sensibilidade política e que vão ajudar o governo a avançar ainda mais”, pontua.
A solenidade dos 45 anos do PT contou também com as presenças do presidente estadual do PC do B, Honório Silva, do presidente municipal, Professor Raylton e de representantes dos deputados Antônio Gomide, Adriana Accorsi, Rubens Otoni e dos vereadores Fabrício Rosa e Edwad Madureira.
Para animar o evento, um grande bolo foi distribuído aos filiados, que lotaram o auditório do PT, no Setor Universitário, e também a apresentação de artistas do Circo Loheto, com as apresentações de Remerson, Júnior, com capoeira e malabarismos sobre perna-de-pau, a arte de palhaçaria de Danila e o hip-hop de Maneco Maracá.
341.315 novos filiados
A Secretaria Nacional de Organização do PT (Sorg) divulgou um balanço das novas filiações ao PT, que totalizaram 341.315. Com essas novas filiações, o PT soma agora um total de 2.949.507 filiados/as ao partido.
A Campanha Nacional de Filiação teve início em dezembro do ano passado e os novos/as filiados/as terão o direito de votar e ser votados/as no PED 2025.
Entre os estados que mais filiaram, destaca-se o Rio de Janeiro, com um total de 82.832, seguido pelo Ceará com 39.373; Bahia, 26.429; Pernambuco, 26.082; Pará, 25.562; São Paulo, 22.229; Maranhão, 21.264 e Alagoas com 18.946 novas filiações.
Processo de Eleição Direta (PED)
O PED 2025 vai envolver uma série de atividades internas como reuniões, debates e encontros para a discussão sobre a renovação de todas as instâncias municipais, estaduais e nacional.
Poderão participar do PED 2025 todos os diretórios municipais do partido que foram registrados na Justiça Eleitoral até o dia 30 de abril de 2024.
O Encontro Nacional será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de agosto de 2025, enquanto que os Encontros Estaduais serão realizados entre os dias 19 e 27 de julho de 2025. O Regulamento para o PED 2025 aprovado pelo Diretório Nacional do PT já foi disponibilizado para os diretórios em todo o país.