Pesquisas AtlasIntel, Quaest e CNT/MDA mostram Lula com aprovação na faixa de 50%

Pesquisas AtlasIntel, Quaest e CNT/MDA mostram Lula com aprovação na faixa de 50%

Na pequisa Quaet, a aprovação do presidente caiu de 51% para 50%, enquanto a rejeição subiu de 46% para 47%. Considerando a margem de erro, o dado se manteve estável.
O governo melhorou seu desempenho na região Sul, entre as mulheres, mais pobres e na classe média que ganha entre 2 e 5 salários mínimos
As principais pioras do governo se deram na região Sudeste, entre os homens e entre quem não votou ou anulou na última eleição.

Em comparação com as outras pesquisas publicadas nesta semana, a Quaest mostra um cenário de estabilidade para o governo, enquanto a Atlas mostra uma melhora e a CNT-MDA indica uma queda substancial na popularidade do governo.

AtlasIntel
A pesquisa AtlasIntel publicou os dados de sua mais recente pesquisa de opinião sobre o governo Lula. Os dados mostram um crescimento de popularidade de Lula e do governo em comparação com março.

O levantamento foi feito através de recrutamento online, contou com 1904 respondentes, tem 2% de margem de erro e 95% de nível de confiança.

A nova pesquisa Atlas mostra que a aprovação do presidente Lula cresceu 4% e foi para 51% em comparação com março de 2024, enquanto a desaprovação caiu de 46% para 45% (-1%).

O governo voltou a ser melhor avaliado. O Ótimo/Bom saiu de 38% para 43%, subindo 5 pontos percentuais. O ruim/péssimo se manteve estável em 41%.

CNT/MDA
Já a pesquisa CNT-MDA publicada terça-feira (7) trouxe o presidente Lula com queda da aprovação da gestão. O ótimo e bom caiu de 43% em janeiro para 37% em maio. A avaliação negativa subiu de 28% para 30%, enquanto a avaliação regular se manteve na faixa dos 30%.
As maiores rejeições estão entre as pessoas de 35 a 44 anos, os que ganham mais de 5 salários mínimos e os evangélicos.

O mandato Lula 3 supera os governos de Jair Bolsonaro, Michel Temer, além do próprio primeiro mandato do petista no mesmo período de gestão.
A pesquisa aponta que a o desempenho pessoal do presidente Lula é melhor avaliado do que o governo. O mandatário teve uma queda de popularidade de 5% entre janeiro e maio, mas mantém nível de aprovação em 50,7%, um total de 44% dos brasileiros, contudo, desaprovam o presidente Lula. O número subiu 4% na comparação com maio de 2023 passado.

Entre os principais fatores citados pelos críticos do petista que já o apoiaram estão, em ordem: má gestão, corrupção, economia e promessas de campanha não cumpridas.

Para as eleições municipais, em todos os estratos sociais, o candidato apoiado pelo presidente Lula receberia mais apoio do que um candidato apoiado por Bolsonaro. A única exceção são os evangélicos, mas a margem de diferença é de 1 ponto percentual.

O levantamento foi feito com 2 mil pessoas entre 1 e 5 de maio de 2024, com 2,2% de margem de erro e 95% de nível de confiança.