Em entrevista à CNN em Portugsl o Major-general Agostinho Costa, analisou a posição de Lula da Silva e comparou as declarações em favor da paz na Ucrânia do presidente brasileiro com as declarações também contra a guerra de Robert Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente JFK, assassinado em Dallas, Texas, em 1963.
Agostinho resumiu a polêmica:
“Estamos num ambiente em que quem mostra intenção de promover a paz, como o presidente Lula da Silva, é interpretado como sendo pró-russo ou contra a Ucrânia”, disse, ressaltando ainda que o sobrinho do ex-presidente americano disse “praticamente a mesma coisa” que Lula.
O especialista militar comentou ainda a visita do secretário-geral da OTAN a Kiev, considerando que Jens Stoltenberg “vive numa certa fantasia” e que é difícil perceber qual o objetivo da viagem do secretário-geral da Aliança à Ucrânia.
Noutras participações na CNN, o general analisou o drama do povo ucraniano e a irracionalidade da guerra:
“Quem é que está do lado certo da História? Não estamos nós de certeza! O lado certo não é fomentar uma guerra até ao último ucraniano” , ponderou o Major-general Agostinho Costa,
O militar também aponta parao esgotamento ucraniano, que perde soldados as centenas e que revela a disparidade de se manter o conflito.