Fracassa ato pró-Bolsonaro em Copacabana

Evento reuniu apenas 18,3 mil, segundo  levantamento feito pela USP

Fracassou o  ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro,  na manhã deste domingo (16) em Copacabana. O “mito” pretendia atrair  atrair 1 milhão de pessoas, mas somente  18,3 mil compareceram, segundo levantamento da Universidade de São Paulo (USP).

O protesto teve como principal pauta o pedido de anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, e principalmente para o próprio Bolsonaro.

A estimativa foi feita pela equipe do Monitor do Debate Político no Meio Digital, que utilizou imagens aéreas analisadas por um software de inteligência artificial. O cálculo apontou o pico de público ao meio-dia, com margem de erro de 12%.

A manifestação aconteceu uma semana antes do julgamento, pois no dia 25 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF), começa o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pode tornar Bolsonaro réu.

Reprodução, manchete do Estadão

Além do ex-presidente, participaram do ato o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o de São Paulo, Tarcísio Freitas, o de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o de Mato Grosso, Mauro Mendes. Também marcaram presença os senadores Flávio Bolsonaro e Magno Malta, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, a vice-presidente do PL, Priscila Costa, o deputado Nikolas Ferreira, e o pastor Silas Malafaia, que coordenou o evento.

Bolsonar e Malafaia – Reprodução Youtube

Bolsonaro discursou e voltou a defender anistia aos golpistas presos, atacando o governo Lula:

“Eu jamais esperava um dia estar lutando por anistia de pessoas de bem, de pessoas que não cometeram nenhum ato de maldade, que não tinham intenção, e nem poder pra fazer aquilo que estão sendo acusados.”

Ele citou o nome de algumas mulheres condenadas e alegou que os manifestantes foram “atraídos para uma armadilha”.

O governador Cláudio Castro também discursou, afirmando que o governo Lula usa pessoas inocentes presas para manter sua militância unida.

“Presidente, esse povo veio de graça para pedir anistia já. O Rio de Janeiro clama ao Brasil: anistia, anistia!”, disse Castro.

Até o momento, o STF já condenou 481 pessoas pelos ataques golpistas de 8 de janeiro.

Com Estadão e DCM, foto: Reprodução CNN

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes