Ze Nelto vota pela criação da Região Metropolitana do DF

Ze Nelto vota pela criação da Região Metropolitana do DF

Relatório da MP da Metrópoles pode ser votado semana que vem na Câmara Federal.

 
Apesar do voto favorável do relator e de uma tentativa de entendimento, a Comissão Mista da MP 862/18 – que analisa a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal-, adiou a votação depois de um pedido de vista dos integrantes das bancadas de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

 

O relator, deputado José Nelto (PODE-GO) explicou o voto favorável é por ‘’ entender que a MP pode oferecer instrumentos de grande utilidade a governança e abrir caminhos adicionais aos problemas que atingem o entorno de Brasília.’’

 
 José Nelto propôs um aditivo de 20% no Fundo Constitucional do DF para serem investidos exclusivamente na nova região. Contudo, a bancada do Distrito Federal defende a criação de um fundo específico para Região.
 
A proposta do relator é criar uma comissão de governança dos estados envolvidos para gerenciar o orçamento suplementar. A proposta do Relatório tem resistência de alguns parlamentares. Por ano, a União repassa cerca de 14 bilhões de reais para garantir a segurança e saúde pública no DF.
 
Na quinta-feira à tarde (11/4) parlamentares das três bancadas envolvidas foram até a Casa Civil da Presidência da República para conversar com técnicos de assuntos parlamentares e da equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro. A intenção é costurar uma alternativa viável e que contemple o Distrito Federal, Goiás e também Minas Gerais. 
 
A próxima reunião da Comissão e votação do relatório está marcada para terça-feira da próxima semana, 16 de abril, às 10 horas, no Senado Federal, anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, Plenário 2. 
 
Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.