Candidato afirmou que o sucesso de sua gestão em Senador Canedo se deu pelo fato de que mais da metade do secretariado foi composto por mulheres
Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste sábado, 14, da reunião do candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso, com mulheres goianienses, realizada na sede do Secovi. O senador propõe, em seu plano de governo, políticas públicas com um olhar diferenciado para atender todas as mulheres. “As mulheres vão ser prioridade na nossa gestão”, afirma. Não por acaso foi uma mulher, a contadora Sucena Hummel, que assumiu o cargo de vice na chapa. Vanderlan fez questão de enaltecer a competência de Sucena. “Sucena trouxe respeito ao Conselho Regional de Contabilidade e reergueu aquela entidade.”
Sucena agradeceu o convite para compor a chapa e pela confiança. “Este é um momento único para criarmos a Goiânia que Queremos. Paulo Daher é guerreiro, trabalhador, é uma honra estar ao lado dele e, juntos, vamos transformar Goiânia”, conclamou a candidata a vice, convocando os apoiadores para sair às ruas e multiplicar a campanha. “Vamos multiplicar a campanha mostrando a força da mulher goianiense.”
Paulo Daher, presidente do PP municipal que renunciou a vice depois de imposição da justiça, anunciou que continua na campanha de Vanderlan e estará à frente do Movimento Goiânia que Queremos. “Vanderlan é uma pessoa honrada, testada na administração pública e tem serviços prestados à Goiânia, Goiás e Brasil” Vanderlan , por sua vez, afirmou que Paulo Daher estava fazendo a diferença e continuará. “Não abro mão de Paulo Daher. Ele segue firme junto no projeto. Meus agradecimentos!”.
Rosana Esteves, do PSD Mulher, abriu a atividade saudando as mulheres presentes, e a pastora Benilda Carvalho, da Assembleia de Deus Bethel do Setor Aeroporto, uma das responsáveis pelo evento, conduziu uma breve oração. Mencionou trecho bíblico, Provérbios 4, 23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
As mulheres são prioridade no programa de Vanderlan para Goiânia. Na opinião do candidato, a justiça de gênero é compreendida não apenas como uma questão distributiva, mas também como uma questão de representação, identidade e diferença. “A valorização da mulher na sociedade é um aspecto fundamental para alcançar a igualdade de gênero e promover uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.
Essa valorização, segundo o senador Vanderlan, envolve reconhecer e respeitar as contribuições das mulheres em todas as esferas da vida, desde o lar e a comunidade até o mercado de trabalho e a política. “Daremos o suporte necessário para que as mulheres possam sair do seu lar e trabalhar, deixando a sua família com segurança. Ou, ainda, deixando os seus filhos na escola com direito à educação de qualidade, uma boa merenda e estrutura física que atenda bem a todos.”
O candidato tem propostas direcionadas especificamente às mulheres em seu plano de governo. Na saúde, ele se compromete a criar um Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Clínica da Mulher, que vai oferecer serviços de prevenção e tratamento de doenças da mulher, planejamento familiar – laqueadura e reprodução humana assistida –, exames, atendimento psicológico, nutricional e de assistência social;
Em seu plano para a Segurança Pública ele incluiu a implementação da Auditoria de Segurança das Mulheres, um programa da ONUHabitat, que tem como objetivo ouvir e melhorar a percepção das jovens e mulheres sobre espaços públicos. Eleito, Vanderlan vai apoiar a formação de lideranças femininas, reestruturar e fortalecer o Conselho Municipal da Mulher, ampliando a participação das mulheres no ambiente político. Ele acredita que a participação feminina contribui para aprimorar a governança pública. “Meu sucesso em Senador Canedo se deve em muito ao fato de que mais da metade do secretariado era composto por mulheres.”
Ao final do evento, Vanderlan agradeceu aos presentes: “Campanha ninguém faz sozinho e administração ninguém faz sozinho. Obrigado pela presença de vocês.” E comentou sobre a diferença de sua campanha para as demais. “Que festa bonita! As pessoas percebem a diferença e a alegria de nossa campanha. Levando propostas e ouvindo as pessoas. Fiquei impressionado no Centro de Goiânia pelo volume de produtos tradicionais. Com um pequeno impulso aquilo ali vai explodir de movimento”.
Ele garantiu que, se eleito, esse diálogo com a população será constante. “Vou precisar muito de vocês”, disse.
Após a reunião com as mulheres, Vanderlan e apoiadores percorreram as ruas da região Norte da Capital em uma grande carreata.