Van da VacinAção atende na Caixa na 5ª e intinerante na 6ª feira

Van da VacinAção atende na Caixa na 5ª e intinerante na 6ª feira

Van da VacinAção, que atende no Clube da Caixa, passa a funcionar de forma itinerante, a partir desta sexta-feira (27/05)

Devido à necessidade de entregar imóvel a responsáveis, atividades serão encerradas nesta quinta-feira (26/05). Equipes farão buscas ativas de pessoas aptas a se vacinar em praças, parques, feiras, centros comerciais, igrejas, eventos, terminais, e atenderão em abrigos de idosos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as equipes de vacinação que atuam no Clube da Caixa, localizado na Avenida T-1, no Setor Bueno, passam a reforçar as ações de buscas ativas de pessoas aptas a se vacinar, que ainda não completaram o esquema vacinal para Covid-19 e Influenza.

Com isso, nesta quinta-feira (26/05) será o último dia de vacinação no local. A medida foi tomada em função da baixa procura por imunização no clube, e da necessidade de entregar o imóvel aos responsáveis. A partir desta sexta-feira (27/05), van da VacinAção passa a funcionar de forma itinerante.

“Vamos reforçar as visitas em locais que precisam de atenção especial, como os abrigos de idosos, para, assim, avançarmos ainda mais nos índices de vacinação, além de diminuirmos o número de pessoas com doses em atraso na capital goiana. A vacinação é muito dinâmica e, por isso, precisamos nos adaptar à realidade e criar novas estratégias para que possamos atingir o maior número de pessoas”, avalia o titular da SMS, Durval Pedroso.

Ele lembra que a procura pela vacinação no Clube da Caixa está baixa, e que o momento é de ir, novamente, em busca das pessoas. “A van da VacinaAção é um sucesso, e chegou o momento de ampliarmos nossas ações e voltarmos aos locais onde as pessoas estão, como praças, parques, feiras, centros comerciais, igrejas, eventos, terminais e outros”, afirma o secretário, ao ressaltar que cerca de 90 mil doses já foram aplicadas em Goiânia pela ação itinerante.

Durval Pedroso explica que Goiânia conta, ainda, com 71 salas de vacinas disponíveis à população, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h, além das estratégias de vacinação aos sábados. “Diante de qualquer cenário epidemiológico, não deixamos de colocar vacinas disponíveis aos moradores da capital”, pontua.

Balanço
Até o momento, 1.220.709 doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Goiânia, referentes à primeira dose, o que equivale a 85,1% da população acima de 05 anos.

Quanto à segunda ou dose única, foram aplicadas 1.138.404 doses, equivalente a 79,41% da população acima de 05 anos, além de 652.141 doses de reforço. De acordo com a SMS, 130.578 pessoas estão em atraso para a segunda dose, e 556.373 para o reforço.