Trindade inicia campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Trindade inicia campanha contra abuso e  exploração sexual de crianças e adolescentes

Estão agendados nove eventos em Trindade dentro da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Início foi nesta quarta-feira (11/05) e última atividade será no dia 21, no Parque Lara Guimarães. Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Trindade preparou eventos de orientação e conscientização sobre o que é abuso e o que é exploração de crianças e adolescentes, e onde denunciar os casos em Trindade

A Prefeitura de Trindade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início, nesta quarta-feira (11/05), aos eventos referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado todo ano em 18 de maio. A programação vai até dia 21 com várias atividades de conscientização, orientação e alerta.

A determinação da secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves, é por uma ação intensa para o esclarecimento da população sobre o que é caracterizado como abuso sexual e o que caracteriza a exploração sexual de uma criança ou de um adolescente e o que fazer quando estas situações são identificadas.

“A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, convida a secretária.

Durante a campanha, os participantes serão sensibilizados para identificar que a utilização do corpo de crianças e adolescentes para a prática de qualquer ato de natureza sexual, é caracterizado como abuso sexual. Já a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de obter lucro, vantagem ou troca, seja financeira ou de qualquer outra espécie, caracteriza uma exploração sexual.

A divulgação do Disque 100, telefone para receber denúncias de abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, será intensificada durante toda a campanha.

Além deste contato, as vítimas e adultos podem telefonar no telefone do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) de Trindade 3506-7067, na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente no 3505-7539, e nos Conselhos Tutelares do Centro pelo 62 99473-8652 (também whatsapp), e da Região Leste pelo telefone 62 99396-9390 para ligações (e whatsapp somente mensagens de texto pelo fone 3293-2217)

Programação

A programação iniciou com uma palestra no CRAS Marcelo Barbosa na manhã desta quarta, que contou com a presença de integrantes de um dos Conselhos Tutelares e uma psicóloga.

Na quinta-feira (12/05), às 15h, no CRAS Laguna e na sexta (13/05), às9h no CRAS Pai Eterno, representantes dos Conselhos Tutelares, também haverá palestras.

Na sexta ainda haverá abordagem de material de conscientização no semáforo do cruzamento das Avenidas Manoel Monteiro e Raimundo de Aquino durante a manhã e à tarde.

No domingo (15/05) também haverá distribuição de material da campanha em dois pontos da cidade, na Feira de Domingo, no Carreiródromo e na Avenida Manoel Monteiro próximo da Basílica do Divino Pai Eterno a partir das 8h30.

Na segunda-feira (16/05), vai ocorrer uma conferência para a rede de assistência social de Trindade no Centro de Convivência Vila Vida, com o consultor em direitos humanos da criança e do adolescente,  Lauro Trindade, que também é escritor, arte educador e coach de inteligência emocional.

A distribuição de material da campanha voltará a ser feita na terça-feira (17/05) desta vez na Avenida Elisabeth Marques, na região Leste de Trindade, no período da manhã.

Dia 18, Dia Nacional de Combater ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, será marcado por uma caminhada iniciando na Secretaria de Assistência Social, na Avenida Manoel Monteiro, às 8h30, até o Centro Administrativo, na Avenida Raimundo de Aquino.

Ainda está prevista uma mobilização no Parque Lara Guimarães no sábado (21/05), em parceria com a Delegacia da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h30.