TBC suspende debates com pautas antidemocráticas e com ataques a Lula, Alexandre Moraes e ao PT

TBC suspende debates com pautas antidemocráticas e com ataques a Lula, Alexandre Moraes e ao PT

Após denúncia feita pelo Onze de Maio, TV reformula jornalismo e tira da grade programa de viés ideológico

 

Reportagem de hoje do Jornal O Popular, assinada pela jornalista Fabiana Pulcinelli mostra que o governo orientou a direção da TV Brasil Central a tirar o ar o programa “TBC Debate”, que funcionou por muito tempo como propaganda para o bolsonarismo em Goiás.

Fabiana Pulcinelli aponta no seu texto as contradições do programa:

“Os programas convidavam representantes de direita e esquerda, mas, em sua maioria, com pautas de interesse do bolsonarismo, como ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao PT, e defesa por parte de participantes de atos antidemocráticos.  (…) em um dos debates, em dezembro de 2002, a primeira pergunta foi “Lula sobe a rampa ou não?”, em referência à posse do então presidente eleito”, observa.

A jornalista ressalta ainda o direcionamento do programa em favor do deputado cassado Fred Rodrigues:

”Fred tinha cadeira cativa nos programas e usava frequentemente cortes dos debates para suas redes sociais, o que o ajudou a ser eleito deputado estadual com maior votação na capital. Ele acabou perdendo o mandato por falta de quitação eleitoral na disputa de 2020, para vereador, quando obteve apenas 741 votos”, sintetiza.

Artigo publicado no dia 10 de outubro denunciou direcionamento do jornalismo da TBC em favor de candidato bolsonarista

No artigo “TBC debate fortaleceu o bolsonarismo e favoreceu Fred Rodrigues”, publicado no dia 10/10, o jornalista Marcus Vinícius de Faria Felipe fez um alerta: “O governador Caiado tem dois candidatos no 2º turno, um que ele escolheu, o outro que a TBC fomentou”.

O texto denuncia o viés ideológico do programa:

“Jornalismo da TV Brasil Central há muito tempo faz propaganda para extrema-direita. Dia sim, outro também, o programa TBC Debate prioriza pautas da extrema direita. E em quase todas as participações, uma das estrelas de destaque é o deputado cassado Fred Rodrigues”.

A retirada do ar do programa é uma medida correta tomada pelo governo do Estado, que restabelece o caráter de TV Pública da TBC, e a afasta daqueles que querem usar o seu sinal para fazer propaganda de atos antidemocráticos e visões de mundo ligadas ao extremismo político.