O CEO Global da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou, nesta quarta-feira (6/3), o maior plano de investimento da história da indústria automotiva no Brasil, com R$ 30 bilhões até 2030. O anúncio vem na esteira de outras rivais, como GM, Volks, Hyunday, Toyota Renaut e BYD, que juntas anunciaram mais de R$ 53 bilhões. Em entrevista ao G1, Carlos Tavares disse que o investimento bilionário no Brasil está alinhado ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) do governo federal, instituído por meio de medida provisória (MP) em dezembro de 2023.
O programa MOVER prevê, entre outras coisas, incentivos para a produção de veículos sustentáveis e para a realização de pesquisas voltadas para as indústrias de mobilidades, visando a descarbonização.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro da Indústria e Comércio comemorou o anúncio da montadora nas redes sociais:
“Esse grande investimento vai dar enorme impulso a suas unidades de Betim-MG, Porto Real-RJ e Goiana-PE, dinamizando a economia brasileira de norte a sul! Mais um resultado concreto da determinação do presidente, em levar adiante o projeto de neoindustrialização do Brasil, com programas como o Mover e o Combustível do Futuro”, frisou.
De acordo com a fabricante, o dinheiro será utilizado para desenvolver e desenvolver sistemas híbridos-flex, novas tecnologias e motores e realizar 40 lançamentos nos próximos 5 anos e meio. “Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
TEMOS QUE VIRALIZAR ISSO!
Stellantis, que fabrica os veículos da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, anuncia maior aporte da história do setor no Brasil!!
Empresa lança pacote de R$ 30 bilhões até 2030, exclusivamente para fábricas no país.pic.twitter.com/w89Z2OV18g
— abocadelobo 🇧🇷 (@abocadelobo) March 6, 2024
A Stellantis já havia anunciado os planos de produzir carros com a tecnologia chamada Bio-Hybrid, oferecendo veículos híbridos com sistema flex. O Bio-Hybrid englobará os três tipos de motorização, com o híbrido-leve, híbrido convencional e híbrido plug-in, com a aplicação variando com o automóvel e seu posicionamento de mercado. Por exemplo, os híbridos-leve estarão mais presentes nos carros de entrada.
O primeiro híbrido chegará às lojas ainda no segundo semestre deste ano, mas a fabricante faz silêncio sobre qual carro será, de qual marca ou mesmo qual a tecnologia empregada. A única informação divulgada é que será produzido em Goiana (PE), o que reduz as possibilidades para Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass, Commander e Ram Rampage. Uma das hipóteses é que estreie em um dos SUVs da Jeep para substituir o motor diesel – existem rumores que o Compass perderá o 2.0 turbodiesel junto com a chegada da versão esportiva Blackhawk.
A engenharia da Stellantis trabalha em diversas tecnologias. A primeira, chamada apenas de “Bio-Hybrid”, é o sistema híbrido-leve com um gerador no lugar do alternador, ajudando a mover o carro em situações bem específicas. A segunda é a Bio-Hybrid e-DCT, com um motor elétrico capaz de mover o veículo e uma bateria pequena, funcionando como um híbrido convencional.
O terceiro sistema é o Bio-Hybrid Plug-In, que é a tecnologia PHEV de outros carros, com uma bateria bem maior que permite rodar por alguns quilômetros sem usar combustível, da mesma forma que o Jeep Compass 4xe. A empresa ainda tem planos de produzir um carro elétrico no país em algum momento.
Além dos híbridos, a Stellantis ainda confirma 40 lançamentos até 2030 para todas as marcas do grupo, contando renovações de produtos, novas gerações e produtos inéditos. Alguns dos carros vendidos atualmente já passaram do prazo para receber uma nova geração, como o Jeep Renegade e Compass, enquanto alguns tem um destino incerto, caso do Fiat Mobi.
“Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.
Com informações do G1 e agências