Abertura oficial da campanha no hospital será realizada nesta sexta-feira com atividade lúdica
Em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG intensificará as ações de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A aberta oficial da campanha no hospital será realizada nesta sexta-feira, 06 de setembro, às 10h, com uma oficina de girassóis para os colaboradores da unidade.
Além de atividades lúdicas, o hospital promoverá, ao longo de todo o mês, várias atividades que reforçam o cuidado com a saúde mental. Estão sendo realizadas palestras itinerantes, que visitarão todos os setores do hospital, rodas de bate-papo para suporte emocional aos colaboradores, palestras informativas para pacientes e acompanhantes e celebrações religiosas. Todas as atividades serão ministradas por psicólogos que atuam no HGG.
O psicólogo Dimilson Bezerra, que atua na ala de Cuidados Paliativos, reforça que o HGG realiza, durante todo o ano, ações de acolhimento para pacientes e colaboradores. Segundo ele, saúde mental em ambientes de trabalho, principalmente em hospitais, devem receber uma atenção especial. “O ambiente hospitalar é um local de muita pressão, já que estamos lidando com vidas e sofrimento. Além disso, muitos dos trabalhadores da saúde enfrentam longas jornadas de trabalho, o que leva ao esgotamento mental, um problema que pode levar ao desenvolvimento de transtornos, incluindo a depressão, ansiedade e, em casos extremos, ao suicídio. Nosso objetivo com este Setembro Verde é o de oferecer uma ajuda e todos nós precisamos deste carinho”, afirmou.
A psicóloga Mariana Leles acrescenta que o intuito é propor uma reflexão um pouco mais profunda do que as discussões mais óbvias sobre prevenção ao suicídio. “A gente quer que o público, seja paciente ou colaborador, se coloque em primeiro lugar a ponto de observar as próprias ações e não negligenciar sinais iniciais de sofrimento. Entre os profissionais de saúde, existe uma tendência em colocar o outro como uma prioridade. Eles puxam isso também para a vida pessoal, tendo dificuldade de identificar coisas que aos olhos externos podem ser sinais clássicos de adoecimento emocional, mas que eles próprios não conseguem identificar. Nosso objetivo é sensibilizá-los e acolhê-los”, disse.
Saúde Mental no Trabalho
Segundo o estudo mais recente da Organização Mundial da Saúde – OMS sobre saúde mental, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar as subnotificações. O número no Brasil chega aproximadamente a 14 mil casos por ano, ou seja, a cada dia, em média 38 pessoas tiram a própria vida. A terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário, segundo dados da Previdência Social, está relacionada aos transtornos mentais.
Acolhimento no HGG
No dia 27 de agosto, o HGG inaugurou o Espaço do Trabalhador, que contempla recepção exclusiva para os trabalhadores, áreas de repouso para plantonistas do hospital, novos vestiários, ambiente para descompressão ao ar livre, espaço zen e painel de elogios, além da Sala de Convivência para prestadores de serviços que atuam nas dependências do HGG. O ambiente foi pensado para garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores, contribuindo diretamente para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Além do novo espaço, o HGG conta psicólogas do trabalho que, além de ficarem disponíveis para atendimentos aos colaboradores, realizam visitas regulares a todos os setores da unidade, oferecendo apoio emocional. O hospital também conta com Serviço de Capelania para apoio espiritual, disponível para pacientes, colaboradores e acompanhantes, além de palestras para o público da unidade. As ações reiteram a necessidade de perceber os sinais de esgotamento mental e a necessidade de se buscar ajuda.
Campanha Setembro Amarelo
Data: 06 de Setembro
Horário: 10h
Local: Jardim da Solistência – Espaço do Trabalhador do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG
Assessoria de Comunicação Idtech