Grupo de rabinos ortodoxos do Torah Judaism saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva imediatamente após o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu atacá-lo nas redes sociais. Segundo a postagem dos rabinos, o governo de Israel, sob o comando de Netanyahu, é ainda pior do que o dos nazistas. É bom lembrar que premiê israelense já fez elogios a Hitler em 2015, quando disse que Hitler não tinha intenção de matar judeus e teria sido convencido por ex-líder islâmico de Jerusalém a executá-los.
Confira:
Israel much worse than the nazis. https://t.co/W1OtNjt3Hr pic.twitter.com/SgUx18RD3b
— Torah Judaism (@TorahJudaism) February 18, 2024
Veja o que Lula disse:
Durante uma entrevista no encerramento da 37ª Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia, Lula traçou paralelos entre as mortes causadas por Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto, ao ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspenderem repasses financeiros à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).
Argumentando que, se houve um “erro” na UNRWA, que os responsáveis sejam investigados, mas a ajuda humanitária não pode ser suspensa, acrescentou estar “imaginando qual é o tamanho da consciência política” e “do coração solidário dessa gente”, uma vez que “na Faixa de Gaza, não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio; não é uma guerra entre soldados e soldados”.
“É uma guerra entre um exército altamente preparado contra mulheres e crianças”, disse o petista, e reforçou: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o [Adolf] Hitler resolveu matar os judeus.”
O ministro israelense do Exterior, Israel Katz, anunciou que convocará na segunda-feira (19/02) o embaixador do Brasil em Tel Aviv para uma reprimenda por comentários do presidente brasileiro. “Ninguém vai comprometer o direito de Israel de se defender”, postou o chefe da pasta neste domingo na plataforma X (ex-Twitter).
Com informações do DW e X (Twitter)