Presidente do Irã morre em desastre aéreo

Presidente do Irã morre em desastre aéreo

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos, em um acidente de helicóptero. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (20) pelo Ministério das Relações Exteriores do país.

“O presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável (…) sacrificou sua vida pela nação”, anunciou o governo.

Raisi foi eleito presidente em 2021 e era considerado um dos favoritos na sucessão do guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.

As equipes de emergência recuperaram os corpos dos passageiros na manhã desta segunda-feira, segundo informação da agência de notícias AFP.

“Nenhum vestígio de sobreviventes foi visto após a descoberta do local do helicóptero acidentado”. Com essa frase, Pir-Hossein Kolivand, chefe da Sociedade do Crescente Vermelho Iraniano, anunciou por volta da 1h desta segunda-feira (20), horário de Brasília, a morte de Ebrahin Raisi, presidente do Irã, e de toda a comitiva que estava na aeronave que caiu em uma região montanhosa na província iraniana do Azerbaijão Oriental na tarde do domingo (20).

Além de Raisi, de 63 anos, estavam no helicóptero Hossein Amir-Abdollahian, de 60 anos, que foi nomeado chanceler em julho de 2021, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, o imã Tabriz – guia espiritual islâmico – da região, o chefe da segurança do presidente e três membros da tripulação.

Presidente interino 

O vice-presidente, Mohammad Mokhber, foi nomeado presidente interino enquanto o país aguarda a organização de eleições presidenciais em um prazo máximo de 50 dias.

O líder supremo Ali Khamenei anunciou cinco dias de luto no país.

*Fonte: BDF, com AFP