Localizada na região do Estreito, A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, com 533 metros de vão, que foi construída há mais de 60 anos, colapsou quando passavam caminhões e moto
Um homem que passava de moto sobreviveu ao desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no rio Tocantins, ocorrido n este domingo (22). O acidente também resultou na queda de três caminhões na água, deixando uma pessoa morta, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem que dois dos três caminhões que caíram no rio estavam carregados com ácido sulfúrico – um produto perigoso. “Considerando os riscos associados ao manuseio e à proximidade com esses materiais, a suspensão das buscas foi determinada até que equipes especializadas cheguem ao local.”
A ponte, que faz a ligação entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), é uma via crucial entre os dois estados. Imagens gravadas por celular mostram o exato momento em que a estrutura cede e a situação caótica logo após o desabamento. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o vão central, com 533 metros de extensão, cedeu, mas as causas do colapso ainda estão sendo investigadas.
De acordo com a PRF, três caminhões estavam sobre a ponte no momento da queda.
“Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região”, declarou a instituição.
O estado de saúde das vítimas não foi divulgado, mas equipes de resgate foram imediatamente mobilizadas para o local.
Com o desabamento, o trecho foi completamente interditado.
“Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA. Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA”, detalhou o DNIT em nota reproduzida pelo g1.
O governo estadual informou que já mobilizou equipes para auxiliar nas buscas de possíveis vítimas e dá suporte aos motoristas que precisam seguir as rotas alternativas. Segundo as autoridades, o trânsito na região ficará prejudicado até que as investigações sejam concluídas e as obras de reparo ou reconstrução sejam definidas.
Apesar de ainda não haver informações mais detalhadas sobre quantas pessoas foram afetadas, a sobrevivência do motociclista ressalta a gravidade do desabamento. As autoridades locais e federais continuam trabalhando para prestar assistência aos envolvidos e para garantir a segurança dos moradores, motoristas e trabalhadores que dependem dessa ponte para transitar entre Maranhão e Tocantins.
O vereador Elias Cabral Júnior (Republicanos), da cidade de Aguiarnópolis, registrou o exato momento em que a ponte que liga o município à cidade de Estreito (MA) desabou.
Ele gravava um vídeo para denunciar o problema das rachaduras no local e alertava sobre o risco de queda da ponte quando a estrutura começou a ceder. Em questão de segundos, a rachadura se abre, levantando uma nuvem de poeira na parte da central da ponte, até desabar por completo. Pelo menos três veículos atravessavam no momento da queda e já há a confirmações de mortes, além de feridos
Com informações do G1 e redes sociais