Pesquisa mostra crescimento das candidaturas de Luis Cesar, Cinthia Dias, Isaura Lemos e de Lula em Goiás

 

Levantamento feito pelo Instituto Veritá, a pedido da Rede Brasil de Televisão, mostra uma reviravolta nos números da corrida pelo Palácio do Planalto. O levantamento trás Daniel Vilela (MDB) à frente com 41,4%, seguido pelo senador Wilder Morais (PL), com 29,7%, na terceira posição está Luis Cesar Bueno (PT), que começou esta eleição com 2% e agora registra 14,3%, no maior crescimento entre todos os candidatos que estão na disputa. Na quarta posição surge o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 13,3%, os demais candidatos registram 1,3%, votos brancos e nulos são 5,6%.

Segundo turno

É preciso enfatizar que Luis Cesar Bueno começou a fazer campanha apenas no mês de agosto deste ano, quando teve a sua candidatura confirmada pelo Partido dos Trabalhadores enquanto os demais candidatos estão há um ano fazendo campanha. Estes números mostram que Luis Cesar é o candidato do campo progressista com capacidade de poder embolar o quadro eleitoral e chegar ao segundo turno nesta reta final de eleição. Historicamente o PT sempre cresceu na última semana de campanha. Foi assim nas eleições do PT em Goiânia com  Darci Accosi em 1985 e 1992, e novamente com Pedro Wilson no ano 2000 e nas eleições do prefeito Paulo Garcia (2012, 2016). Em Anápolis, Antônio Gomide (PT) venceu em 2008 na reta final da campanha, e em 2012 teve a consagradora reeleição com 88,93%.

 

Presidência

Outro número importante da pesquisa diz respeito à disputa presidencial no Estado. Segundo a Veritá, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera com 48,9%, com o presidente Lula (PT-SP) com 34% e o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) com 12,5%. Considerando as eleições de 2022, estes números do Veritá mostram que tanto Lula, quanto Flávio ainda tem potencial de crescimento no Estado.

Em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que era candidato à reeleição teve no primediro turno 52,16% (1.920.203 votos); o presidente Lula (PT) recebeu  39,51% (1.454.723 votos), a senadora Simone Tebet (MDB) registrou 4,64% (170.742 votos); o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 2,46% (90.695 votos), a senadora Soraya Thronicke (UNIÃO) pontuou  0,78% (28.570 votos), o empresário Felipe d’Avila (NOVO),  0,30% (11.145 votos), o Padre Kelmon (PTB) e demais candidatos pontuaram abaixo de 0,30%.

Senado

Para o Senado, a Veritá mostra o deputado federal Gustavo Gayer (PL) à frente com 32,1% dos votos, seguido pela primeira-dama Gracinha Caiado (UB) com 24,7% e o deputado federal Zacharias Calil (MDB) com 20,4%. A surpresa, novamente é o posicionamento dos candidatos progressistas. A professora Cinthia Dias (PSOL) registra 8,3% e a ex-deputada Isaura Lemos, 4,2%, num indicativo que tanto as candidatas ao Senado quanto o candidato a governador da coligação Goiás Pode Mais (PT, PDT, PV, PSB, PSOL, PC do B, Rede) estão conseguindo agregar às suas candidaturas o voto do presidente Lula, que conforme a mesma pesquisa, está em viés de alta no Estado.

Metodologia – Pesquisa realizada pelo Instituto Veritá a pedido Sistema de Comunicação Pantanal LTDA / REDE BRASIL DE TELEVISÃO. A margem de erro é de 2,5 pontos Percentuais. O nível de confiança é de 95%. Período: 20 a 24 de setembro de 2026. Amostra: 1.525 eleitores. Registro GO-08703/2026 |R-08745/2026.

 

Fotos: reprodução redes sociais – infográficos: reprodução Veritá