Pesquisa Opção: Rejeição de Márcio Corrêa sobe mais de 300% apesar da visita de Bolsonaro a Anápolis

Pesquisa Opção: Rejeição de Márcio Corrêa sobe mais de 300% apesar da visita de Bolsonaro a Anápolis

Pesquisa divulgada pelo Jornal Opção mostra liderança de Gomide, desgaste do segundo colocado apesar do apoio de Bolsonaro

A mais recente pesquisa divulgada pelo Opção Pesquisas, instituto ligado ao Jornal Opção, mantém o deputado estadual Antônio Gomide à frente da disputa pela prefeitura de Anápolis. Na estimulada, o petista tem 38,3%, contra o candidato do PL, o empresário Márcio Corrêa, com 32,5%. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho. A amostra feita no dia 20 de maio, Gomide tinha 38 e Márcio Corrêa, do PL, estava com 24%, portanto, registrou-se crescimento de 10,5 pontos percentuais.

Visita de Bolsonaro aumenta rejeição de Márcio

O fato novo no município foi a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez uma carreata no dia 19 de junho, ao lado de Márcio Corrêa. Sua passagem resultou em aumento nas intenções de voto para o candidato do PL, porém, nem tudo são flores. Marcio Corrêa, também viu sua rejeição aumentar em cerca de 335%, saltando de 9% na pesquisa do mês de maio para 30.6% neste levantamento realizado em julho. Gomide tinha 26%, e agora registra 39,5%.

“Os investigadores concluíram que o ex-presidente se apropriou indevidamente de bens da União. Depois de surrupiar o patrimônio público, ele resolveu transformar as pedras em dinheiro vivo. Para isso, mobilizou civis e militares num esquema de desvio, contrabando e ocultação de valores”, diz análise de Bernardo Mello Franco, no jornal O Globo.

Depois do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso do roubo das joias saudistas, a popularidade do “mito” está em queda. Nos trending tops do X (antigo Twitter) as hastags “bolsonaroLadrãodeJoias e #mitonapapuda subiram e ficaram no topo por vários dias.

A imagem de Bolsonaro ficou ainda mais arranhada com as revelações da Polícia Federal nos inquéritos do “gabinete do ódio” e da “Abin Paralela”, que mostram uso por parte de Bolsonaro da Agência Brasileira de Investigação (ABIN) para espionar desafetos políticos e tentar livrar da cassação o mandato do seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, no âmbito do inquérito das rachadinhas.

 

Gomide lidera com 38,3% na estimulada e vence em todos os cenários de segundo turno

Gomide vence todos adversários no 2º turno

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) venceria Márcio Correa (PL) no segundo turno por 46,8% dos votos contra 43,5% . Numa hipótese de segundo turno entre Gomide e Eerizania (UB), o petista venceria com 55% dos votos contra 25,1% de Eerizania. Em um cenário de Márcio Corrêa versus Eerizania Freitas, o candidato do PL venceria com 55,8% dos votos contra 18,6% da candidata do União Brasil

Números da pesquisa

Ainda de acordo com os números da estimulada, o ex-vereador José de Lima (PMB) está em terceiro lugar, com 5,4% das intenções de voto.A ex-secretária Eerizânia Freitas (UB), candidata com apoio do prefeito Roberto Naves (PR) e do governador Ronaldo Caiado (UB), tem 4,3%. O candidato do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), Hélio Lopes (PSDB) é o quinto, com 2,3%; seguido por Eugênio Lourenço (PSOL), com 0,6%, Mariane Stival (PDT) com 0,4% e Lisieux (PSD) com 0,1%. Indecisos são 5,3%. Nulos, brancos e nenhum somam 5,1%. Não sabem ou não responderam: 5,9%. Na espontânea, Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL) aparecem empatados com 15% cada.

Metodologia

Segundo o Opção Pesquisas, foram feitas 800 entrevistas, através de uma amostra estratificada por cotas com o objetivo de se obter representatividade para o conjunto do municipio. O intervalo de confiança estimado para este estudo é de 95% e a margem de erro máxima de estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-05312/2024.