Pesquisa Febraban/Ipespe mostra que a saúde é a área na qual os brasileiros cobram mais atenção do governo federal

“Saúde” continua liderando as prioridades, seguida de “Emprego/Renda”, que apresentaram recuo, e de “Segurança” e “Meio Ambiente” que cresceram no ranking.

Pesquisa feita para a Febraban (Federação dos Bancos) pelo Instituto Ipespe mostra que a área de Saúde continua no topo da preocupação que os brasileiros apontam como
prioridades para receber maior atenção do Governo Federal nos próximos meses.

É a principal preocupação sobretudo na visão das mulheres (36%), dos que têm instrução até fundamental (41%) e renda até 2 SM (40%).
Na segunda colocação aparece Emprego e renda, com 23% das menções, um recuo de cinco pontos em relação a abril. A referência a esse item é relativamente homogênea entre os estratos sociodemográficos, variando mais entre as regiões (de 15% no Sul a 30% no Norte).


Educação e Inflação/Custo de vida permanecem empatados com os mesmos índices do levantamento anterior (10%). Entre os moradores da região Sul a Inflação atinge 15% das menções, enquanto Educação alcança seu maior percentual (15%) entre os jovens de 18 a 24 anos.

A área de Segurança, mencionada em abril de 2024 por 7% dos entrevistados, subiu dois pontos percentuais e chegou a 9%. Outra área com aumento das menções foi Meio Ambiente (de 2% para 5%, no mesmo período), um efeito provável das queimadas no Pantanal. Com variação de apenas um ponto, Corrupção passou de 4% para 5%, ao passo que
Fome/Pobreza oscilaram de 5% para 4%.

 

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes