logo

Países do Mercosul pedem ajuda ao Brasil para resgatar cidadãos em Israel

Países do Mercosul pedem ajuda ao Brasil para resgatar cidadãos em Israel
Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina pediram ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos que estão em áreas de conflito em Israel. Segundo o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Lula, Paulo Pimenta, os quatro países contataram o presidente Lula para solicitar auxílio.

“Enquanto alguns países estão cobrando pelo resgate das pessoas que estão correndo perigo nas áreas de conflito, Presidente Lula vira referência na repatriação de brasileiros e brasileiras com a Operação Voltando em Paz”, afirmou Pimenta.

O Reino Unido, por exemlo,  informou que os britânicos que estão em Israel e desejam voltar ao país precisarão desembolsar £ 300 (equivalente a R$ 1.848,02 na cotação atual) para conseguir uma passagem.
Isso ocorre porque, diferentemente dos brasileiros, os britânicos voltarão à sua nação por meio de voos comerciais.

Uma nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido aponta que “cidadãos britânicos vulneráveis serão priorizados”.

O Brasil resgatou 916 pessoas e 24 animais de estimação em Israel em cinco voos da FAB (Força Aérea Brasileira) desde o ataque do Hamas, no último dia 7. O país é o primeiro a desencadear a operação de repatriação e o presidente determinou que os voos sejam mantidos até que todos sejam resgatados.