NYT defende desistência de Biden

Tradicional aliado do Partido Democrata, o New York Times defendeu que o presidente do país, Joe Biden, desista de sua candidatura e não dispute a reeleição. O veículo americano declarou apoio à candidatura do democrata em 2020, mas sugeriu que ele abandone a campanha após o debate contra Donald Trump desta quinta (27).

“No debate de quinta-feira, o presidente precisava convencer o público americano de que estava à altura das enormes ​​exigências do cargo que pretende ocupar por mais um mandato. No entanto, não se pode esperar que os eleitores ignorem o que era evidente: Biden não é o homem que era há quatro anos”, diz o editorial do veículo.

No texto, intitulado “Para servir seu país, o presidente Biden deveria abandonar a corrida”, o New York Times diz que a candidatura é uma “aposta irresponsável” e que o mandatário, que tem 81 anos, pede demais ao solicitar que americanos “descartem sua idade e debilidade, que eles puderam ver com seus próprios olhos” no debate.

O jornal elogia a gestão de Biden, chamando-a de “admirável”, mas aponta que ele apareceu como “a sombra de um grande servidor público” no debate desta quinta. O texto ainda destaca que teve dificuldades para explicar o que realizaria em um segundo mandato e para responder às provocações de Trump, além de ter problemas para concluir declarações.

“Biden tem sido um presidente admirável. Sob a sua liderança, a nação prosperou e começou a enfrentar uma série de desafios de longo prazo, e as feridas abertas por Trump começaram a sarar. Mas o maior serviço público que Biden pode prestar agora é anunciar que não continuará a concorrer à reeleição”, prossegue o New York Times.

O desempenho de Biden no debate foi considerado “desastroso” por membros do Partido Democrata, que sugerem sua substituição por outro político na disputa. Além do New York Times, o jornal The Wall Street Journal e a revista The Economist também defenderam a desistência do presidente, argumentando que ele “claramente não está preparado para mais quatro anos”.

Em comício na Carolina do Norte nesta sexta (28), Biden não deu sinais de que irá desistir do pleito e afirmou que “pretende ganhar essa eleição”.

Com informações do DCM

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes