NYT: "Ainda Estou Aqui é belo e devastador"

NYT: "Ainda Estou Aqui é belo e devastador"

O jornal New York Times publicou nesta quinta-feira (16) uma crítica elogiosa ao filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, destacando sua qualidade narrativa e a atuação marcante de Fernanda Torres. O longa, que estreia nesta sexta-feira (17) nos Estados Unidos, já conta com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. Entre os adjetivos utilizados pelo jornal, estão “belo e devastador” e “habilmente elaborado e ricamente filmado”.

Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado e assassinado durante a ditadura militar, recebeu especial atenção. A crítica exaltou sua performance, que rendeu à atriz um Globo de Ouro, marcando-a como a primeira brasileira a conquistar o prêmio, e a colocou como forte candidata ao Oscar. “Torres duplica sua atuação com todas essas emoções, e seus olhos inquisitivos são magnéticos”, afirmou o texto.

Segundo o New York Times, o apelo global do filme vai além da abordagem histórica e política. “Ainda Estou Aqui é um retrato comovente de como a política perturba e remodela o ambiente doméstico, e como solidariedade, comunidade e amor são o único caminho viável para viver na tragédia. E nos alerta a desconfiar de quem tenta apagar ou reescrever o passado”, concluiu o jornal.

Com informações da Folha de São Paulo