Na quinta-feira 28, evento celebra reforma da superintendência do Iphan em Goiás com show gratuito de João Garoto e Xexéu.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza na próxima quinta-feira (28), às 18h, em Goiânia (GO), uma cerimônia para celebrar a reforma da sua superintendência e a primeira edição do ano, na capital, do projeto “Café e Cultura na Casa do Patrimônio”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com a reforma, viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO), no valor de R$ 300 mil, a sede do Iphan em Goiás revitalizou dois espaços que poderão novamente ser usufruídos pela população goianiense: o auditório, com capacidade para até 100 pessoas, e a sala de exposições. Já o show que abre a programação de 2026 do projeto “Café e Cultura na Casa do Patrimônio” em Goiânia será dos cantores João Garoto e Xexeu, com entrada livre.

Estarão presentes a diretora do Departamento de Articulação, Fomento e Educação (DAFE) do Iphan, Cejane Muniz, e o superintendente do Instituto em Goiás, Gilvane Felipe, além da deputada Adriana Accorsi, da reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e de outras autoridades convidadas.

Para a diretora Cejane Muniz, o evento ressaltará a vocação da sede do Iphan no Estado como pólo cultural, que atrai grandes públicos para eventos de formação e celebração do patrimônio histórico e artístico nacional.

“A superintendência do Iphan em Goiás sempre cumpriu muito bem esse papel de Casa do Patrimônio, como outras que temos pelo Brasil, que são equipamentos estruturantes muito ricos de participação social e educação patrimonial”, diz Cejane. “A revitalização do auditório e da sala de exposições e os shows gratuitos oferecidos pelo projeto ‘Café e Cultura’ reforçam essa vocação de aproximar a população de Goiânia desse tema.”

Em 2026, o projeto “Café e Cultura na Casa do Patrimônio” promoverá, ao todo, 11 apresentações artísticas gratuitas, distribuídas entre a superintendência do Iphan, em Goiânia, e os escritórios técnicos do Instituto na Cidade de Goiás e em Pirenópolis.No dia 21 de maio, a Associação do Congo Vilaboense já abriu oficialmente a programação, apresentando-se na cidade de Goiás (confirma programação completa abaixo).

Para o superintendente, Gilvane Felipe, a cerimônia desta quinta-feira mostra que “o Iphan está sempre de portas abertas para receber a população, buscando tornar a todos parceiros na preservação do nosso patrimônio”.

Como exemplo, Gilvane cita o “2º Seminário Candomblé, Imagens e Patrimônio: Visualidades, Vivências e Tradições”, que já vai acontecer no auditório da sede nesta sexta-feira 29, a partir das 14h, e na sede do Instituto Fará Imorá no sábado 30, a partir das 8h30.

O evento abordará as múltiplas dimensões do patrimônio cultural afro-brasileiro por meio das imagens, oralidades, vivências, símbolos, rituais e expressões culturais presentes nos terreiros e comunidades tradicionais.

“É mais um evento gratuito e aberto ao público, como diversos que temos feito. E muito em breve devemos reestrear o espaço de exposição na nossa sede, com uma mostra focada em registros arqueológicos dos povos originários da região: “Goiânia antes de nós: a Pré-História em Goiânia”, que será feita em parceria com o grupo Tropical Urbanismo. Tanto o superintendente quanto a diretora Cejane Muniz estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa a partir das 17h30.

Serviço: Celebração da reforma da Superintendência do Iphan-GO e estreia do projeto “Café e Cultura na Casa do Patrimônio”

28 de maio: João Garoto e Xexéu 25 de junho: João Casimiro – Iphan Goiânia
30 de julho: Son Latino
27 de agosto: Contos e Histórias de Goiás – Teatro Destinatário
24 de setembro: Fernando Perillo
22 de outubro: Alhocca
26 de novembro: Bruna Mendez Pirenópolis Pirenópolis Local: Escritório Técnico do Iphan – Rua 24 de Outubro, nº 01, Centro Horário: 18h

Pirenópolis

11 de junho: Bororó
10 de setembro: Christina Keller

Local: Escritório Técnico do Iphan – Rua 24 de Outubro, nº 01, Centro