Mauro Rubem propõe criação de parque para proteger 416 km de matas no Rio Meia Ponte

Mauro Rubem propõe criação de parque para proteger 416 km de matas no Rio Meia Ponte

Projeto visa recuperar o rio que abastece Goiânia e dezenas de outras cidades em Goiás

O deputado estadual Mauro Rubem (PT) apresentou na cessão desta quarta-feira, 11/12 projeto que estabelece a criação da Área de Preservação Ambiental (APA) Linear do Rio Meia Ponte. A matéria propõe o tombamento do Rio Meia Ponte como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Estado de Goiás.

O objetivo do projeto que institui o Parque Linear Meia Ponte, determina a proteção de 416 km de matas ciliares nas duas margens do Rio Meia Ponte.

Mauro Rubem explica que o projeto estabelece controle de enchentes, preserva e recupera os ecossistemas ribeirinhos, estabelece programas de educação ambiental, em linha com os princípios do Acordo de Paris, que dispõe sobre sustentabilidade ambiental e equidade social.

Projeto prevê proteção de matas ciliares, espaços para educação ambiental, alimentadas com energia solar, e captura de crédito de carbono, que seria gerido por uma fundação, criada para gerir o parque

A matéria estabelece o Fundo de Ativos Ambientais da APA e Parque Linear do Rio Meia Ponte, que vista financiar ações de preservação, conservação e recuperação do rio, através de ativos de crédito de carbono, que serão gerados pelas matas preservadas.

Outra novidade é o pagamento por serviços ambientais (PSA) aos proprietários ribeirinhos, para incentivar a preservação das matas.

De acordo com Mauro Rubem, o tombamento do Meia Ponte compreende as margens, as faixas ciliares e os elementos paisagísticos e culturais associados ao rio, sendo vedadas intervenções que comprometam suas características ambientais, históricas ou culturais.

Outra novidade é proposta de criação da Agência de Recuperação Ambiental de Cursos d’Água e Fundos de Vale do Rio Meia Ponte (ARA), com a finalidade de implementar a gestão integrada do Parque Linear e da APA Linear.

Mauro destaca que o Parque Linear do Rio Meia Ponte é outra contribuição do Partido dos Trabalhadores para preservação ambiental em Goiânia e em Goiás. Ele lembra o Parque Macambira-Anicuns, criado em Goiânia, nas administrações dos prefeitos Pedro Wilson (PT) e Paulo Garcia (PT), que é até hoje o maior parque linear urbano da América Latina, preservando matas ciliares e nascentes d´água dos ribeirões Macambira, Anicuns e afluentes, numa extensão de 23,7 km.