Durante a assinatura do Termo de Compromisso com o Ministério Público, o candidato tucano falou sobre sua proposta de transformar a pasta de trânsito em um órgão de engenharia de tráfego
O candidato a prefeito de Goiânia Matheus Ribeiro (PSDB) assinou, nesta terça-feira, 01/10, o Termo de Compromisso pela Melhoria do Trânsito e da Mobilidade Urbana de Goiânia, apresentado aos candidatos pela promotora de justiça Alice de Almeida Freire, em parceria com o Ministério Público de Contas, junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. A pauta de mobilidade é um dos pontos-chave dentro do Plano de Governo de Matheus. Para ele, enquanto o transporte coletivo for visto apenas como uma solução para as pessoas mais pobres e dependentes desse serviço, não teremos um resultado satisfatório para a mobilidade. O transporte precisa ser de todos e para todos, de forma democrática, acessível e de alta qualidade.
“Enquanto isso não for um pensamento que passe pela cabeça de todos nós, significa que nosso trabalho ainda está longe de atingir sua meta: fazer com que o cidadão, independentemente de sua renda, compreenda que uma sociedade só se desenvolve promovendo o bem público, e não apenas o individual”, explicou Matheus.
Um ponto defendido pelo candidato tucano é a superação da abordagem atual, que chamou de pontual e limitada. Para ele, é preciso olhar para a mobilidade urbana como uma questão fundamental para garantir não apenas a qualidade de vida, mas também a dignidade do cidadão.
“Nesse sentido, nosso plano de governo é categórico ao propor a substituição da atual Secretaria de Mobilidade pela criação da Companhia de Engenharia de Tráfego. Isso é essencial para que tenhamos mais profissionais especializados na condução dessas políticas públicas, evitando que elas sejam baseadas apenas em ideias ou devaneios políticos”, relatou Matheus.
A promotora de justiça, titular da 7ª Promotoria de Justiça, Alice de Almeida Freire, reforçou o compromisso do acordo com a cidadania e destacou que as questões de trânsito e mobilidade urbana precisam ser planejadas de forma integrada, pensando em soluções para o futuro.
“É essencial que o planejamento seja abrangente e sistêmico, conectando transporte público, ciclovias, calçadas e vias de trânsito de maneira eficiente, sustentável e inclusiva, para atender às demandas da população”, disse a promotora.
Além disso, o procurador-geral de contas junto ao TCM-GO, Henrique Pandim, destacou que, para a mobilidade, o planejamento é fundamental.
“Toda política pública precisa se pautar por planejamento: planejar, executar e monitorar os resultados. Esse é o ciclo da política pública. A mobilidade urbana depende disso, de ações e intervenções planejadas, executadas e monitoradas. E, se não foi, devemos fazer um novo planejamento”, explicou o procurador.
Plano para Mobilidade
Para os vários veículos de comunicação presentes, incluindo a TV Record e TV Anhanguera, Matheus explicou quais são os seus planejamentos para a pauta de mobilidade e trânsito. O primeiro ponto que ressaltou é que a política tradicional, praticada há anos, já não consegue mais entregar resultados para as pessoas, e a prova disso está na gestão municipal de mobilidade, com uma pasta política que não realiza o trabalho que deveria.
“Por isso, nossa proposta é criar a Companhia de Engenharia de Tráfego, abrindo um processo seletivo para a contratação de engenheiros especializados, que vão redesenhar as vias arteriais de Goiânia — as principais ruas e avenidas — aumentando, com segurança, o fluxo de veículos, para que as pessoas não fiquem paradas no trânsito”, contou Matheus.