Pesquisa do instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto no segundo turno para a Prefeitura da cidade, encomendada pela RECORD e divulgada nesta terça-feira (15), mostra o prefeito Sebastião Melo (MDB) à frente na corrida eleitoral, com 53% das intenções de voto no levantamento estimulado, e a deputada federal Maria do Rosário aparece com 40%.
No primeiro turno, Sebastião Melo terminou com 49,72% dos votos, e Maria do Rosário, 26,28%, portanto, a petista cresceu 13 pontos, enquanto do seu adversário oscilou 3 pontos percentuais, dentro da margem de erro da pesquisa.
Faltando treze dias para o dez dias para o segundo turno, que será no próximo domingo (27), a candidata do PT mostra que tem fôlego para continuar crescendo e poder chegar à virada nos últimos dias da eleição.Além de mirar votos indecisos e dos outros candidatos que não foram para o segundo turno, outra aposta da campanha petista são os 401.935 eleitores porto alegrenses que votaram em branco, ou anularam o voto, e aqueles que se abstiveram, ou seja, não votaram no primeiro turno.
Para especialistas, um dos motivos do crescimento de Maria do Rosário tem sido apontar as contradições do prefeito de Porto Alegre, em cuja gestão a capital gaúcha experimentou a maior inundação de todos os tempos, principalmente por falhas da administração Melo.
Durante debate na Band, Maria do Rosário pontuou os erros de Melo quando o prefeito disse que a responsabilidade do sistema de proteção contra cheias é do governo federal.
“É sempre problema dos outros. É culpa do PT. O PT estava no poder em 2004. Depois apenas o Melo esteve no poder e ele fala que é culpa do PT. O senhor trouxe os bolsonaros para ficarem atacando o PT”, ressaltou Rosário.
O instituto ouviu 1.000 pessoas, entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Record, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RS-00221/2024.