Marden Jr. lança o 8º Festival Gastronômico de Trindade

Marden Jr. lança o 8º Festival Gastronômico de Trindade

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, e o secretário municipal de Turismo e Cultura, Warley Lopes, lançaram no início da noite de quinta-feira (05/05) o 8º Festival Gastronômico de Trindade, que vai ocorrer de quinta-feira (12/05) até sábado (14/05) da próxima semana. Haverá cinco shows gratuitos este ano.

Marden Júnior listou as vantagens para a economia local que a realização do festival traz ao município, destacando que o momento é de retomada de eventos públicos, tendo em vista o controle da pandemia de Covid-19 em Trindade permitir esse cenário.

Em entrevista coletiva sobre o lançamento, ele destacou a “nova roupagem do Festival Gastronômico de Trindade, em uma dimensão ainda maior para promover e valorizar o comerciante e a família trindadense”. Em seguida, convidou as pessoas a prestigiarem o evento que será realizado na antiga Praça da Prefeitura, sempre a noite.

De sua parte, Warley Lopes classificou como uma “volta em grande estilo” a realização da 8ª edição do Festival. Ele destacou, inclusive, que o de Trindade será o primeiro festival gastronômico do circuito goiano a ser realizado em 2022.

“Será o primeiro grande evento público da prefeitura no pós-pandemia, por isso tivemos um cuidado especial, mudamos a época para um período sem chuva, em uma área mais aberta, e uma culinária mais elaborada, com memória afetiva focada nos pratos à base de mandioca, além de shows de tendência variada”, listou ele.

Nos três dias, 19 expositores vão comercializar pratos variando entre R$ 8,00 até R$ 25,00. Cada expositor vai apresentar dois pratos, sendo um à base de mandioca, e outro com ingrediente-base livre. Conforme destaca a gastrônoma Amanda Magalhães, a mandioca é um dos produtos que se destacam na economia local.

Rosilene Rosário, que preparou um dadinho feito de polvilho de mandioca (tapioca) acompanhado de uma geleia caseira de sabor inigualável, era uma das expositoras mais animada. “Também um prato de conserva de jiló, com torresmo e mandioca, estará garantido”, frisou ela.

No lançamento do festival, além desse, foram servidos para degustação tapiocas, mandioca com diversos acompanhamentos, crepe, chips de mandioca, arroz de carreteiro, caldo de frango com milho, bolinhos de sal e doce, entre outros pratos.

A última edição do festival foi em 2019 devido à pandemia de Covid-19. Ele pode voltar a ser realizado após avaliação positiva do cenário epidemiológico no município pelo Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE), mostrando indicadores de queda drástica de casos positivos, internações e óbitos no primeiro quadrimestre de 2022, e avanço sistemático da vacinação.