Lula saciona Lei do Dia da Música Gospel e recebe elogios da bancada evangélica

Em cerimônia no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (15), o presidente Lula (PT) sancionou um projeto de lei que cria o Dia da Música Gospel, celebrado no dia 9 de junho.

O Projeto de Lei n° 3.090, que institui a data no calendário nacional. Além do presidente Lula, participaram da cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, o deputado Otoni de Paula e a deputada Benedita da Silva, entre outros.

Na ocasião, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), que faz parte da bancada evangélica e, anteriormente, foi aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), discursou e teceu elogios à gestão de Lula, que tem tentado se aproximar do eleitorado evangélico.

“A maioria dos evangélicos dessa nação talvez não votaram em Vossa Excelência, e o senhor sabe disso. Mesmo assim, talvez estejamos entre os brasileiros mais contemplados pelos programas sociais de seu governo, já que os mais pobres e necessitados, aos quais Jesus sempre dedicou a maior parte do seu tempo, formam a maioria esmagadora de nossos irmãos”, declarou Otoni de Paula.

“Graças à visão social de seus governos que essa gente humilde de Deus tem o poder ou tem condições de comer por causa do Bolsa Família. E onde morar por causa do Minha Casa e Minha Vida. E também graças a essa visão social que nossas igrejas passaram a ter mais doutores e professores. Gente que jamais poderia ter um diploma de curso superior, se não fosse a visão do governo de Vossa Excelência”, disse ainda o parlamentar.

Aproximação com evangélicos
Durante o evento com Lula, o deputado Otoni de Paula ainda sinalizou que vai trabalhar para aproximar o presidente do eleitorado evangélico, que nos últimos anos se tornou majoritariamente bolsonarista. Segundo o parlamentar, os evangélicos “não tem dono” – uma referência clara ao pastor Silas Malafaia, maior liderança evangélico-bolsonarista do país.

“Não temos um dono, senhor presidente. Ou, com todo respeito aos irmãos católicos, não temos um papa, uma liderança maior. Somos um corpo plural em nossa visão de mundo, a partir do nosso entendimento das santas escrituras, mas tendo Cristo como nosso grande líder e cabeça. A igreja, senhor presidente, não é de direita ou de esquerda. E não é desse partido ou daquele outro partido. Não somos gados ou jumentos. Somos ovelhas do bom pastor. E as paixões políticas não vão desviar o nosso papel de sermos, como disse o Cristo, sal desta terra e luz desse mundo”, afirmou.

Otoni de Paula pediu também para que Lula se aproxime dos evangélicos “sem reservas”.

“Tem lugar na mesa do Pai para termos comunhão. Gostando ou não politicamente de Vossa Excelência e de seus posicionamentos, não temos outra opção pela Bíblia a não ser orar por Vossa Excelência. Pois a obrigação de orar pelas autoridades nos foi imposta pelo nosso senhor”, declarou.

No mês passado, Lula também sancionou o Dia Nacional da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico, a ser comemorado também em data próxima, no segundo domingo do mês de junho.

“A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel chamará atenção para esse importante vetor de conforto mental, psicológico e espiritual”, reforçou o deputado Otoni de Paula, em nome da Frente Parlamentar Evangélica.

TRADIÇÃO CULTURAL – Desde sua chegada ao Brasil, a música gospel não apenas conquistou um vasto público, mas também passou a fazer parte das tradições culturais do país. O resultado foi a transformação desse gênero musical em um pilar significativo e lucrativo da indústria fonográfica brasileira, especialmente entre os evangélicos.

CURIOSIDADES – O dia escolhido para a celebração faz referência ao nascimento da missionária sueca Frida Vingren (1891-1940). Ela também foi cantora e compositora, e responsável pela criação de diversos hinos religiosos.

Segundo dados do aplicativo Spotify, em 2023, houve um aumento de 46% no número de ouvintes de música gospel. Ao mesmo tempo, no YouTube, foi o estilo mais procurado em 2022 em grande parte das regiões Norte e Nordeste.

Com agências

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes