Lula a Bolsonaro: “Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”

Provocado durante coletiva no Japão a comentar o julgamento que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares e agentes públicos de alta patente, Lula afirmou que seria presunção fazer prognósticos. Ele se referiu ao processo contra os acusados de tramar um golpe de Estado – que incluía seu assassinato, de seu vice e do ex-presidente da Corte eleitoral – após sua eleição:

“Todo mundo sabe o que aconteceu. Ele sabe o que ele cometeu, só ele sabe. E sabe que não foi correto. E pedir anistia é prova de culpa. É importante ele lembrar que eu fui impedido injustamente de disputar a eleição de 2018. Mas espero que ele desfrute da presunção de inocência que eu não tive. Não é o homem Bolsonaro que está sendo jugado, é uma tentativa de golpe de Estado que está sendo julgada,” disse.

Lula provocou:

“Penso que, se ele for culpado, ele tem que se contentar com a punição. Isso vale para todos os 213 milhões de habitantes. Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, destacou Lula. “É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível por todas as provas que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente, para o assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral Brasileira e todo mundo sabe o que aconteceu nesse país.”

 

Riscos ao livre comercio

Questionado sobre as decisões protecionismo do presidente dos Estados Unidos Lula disse que Donald Trump precisa medir as consequências de seus atos fora e dentro de seu território – como recessão e inflação, avaliou Lula, diante da pergunta recorrente que incomoda o mundo.

Em relação à taxação de produtos do Brasil no mercado dos EUA, o presidente brasileiro foi categórico em defender recursos junto à Organização Mundial do Comércio (OMS), antes de calcular uma reciprocidade nas taxas aos produtos estadunidenses exportados para o Brasil. “Protecionismo não ajuda nenhum país do mundo.”

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes