Lavrov reitera apoio russo ao Brasil para vaga permanente no Conselho da ONU

Lavrov reitera apoio russo ao Brasil para vaga permanente no Conselho da ONU
Temas da agenda bilateral, os debates ocorridos no G20 e as questões globais foram destaques da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler russo Sergei Lavrov, que durou cerca de uma hora, no fim da tarde desta quinta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília.
De acordo com nota divulgada pelo governo brasileiro, o chanceler reforçou o convite para a Cúpula do BRICS, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar um assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).
Lula agradeceu pela manifestação de apoio ao Brasil e confirmou que irá à Rússia para a Cúpula do BRICS.

O presidente Lula reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente, diz a nota.

Lula observou, ainda, a necessidade de aprimorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento. No âmbito bilateral, Lula destacou os números correntes de comércio que atingiram recorde histórico em 2023 e a necessidade de diversificar a pauta comercial.
Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz.
O chanceler também informou que o presidente Vladimir Putin se colocou à disposição para cooperar em questões bilaterais e assuntos internacionais com o Brasil e mandou “saudações calorosas” ao presidente Lula.
A reunião ocorreu logo depois do encontro de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro. O Brasil apresentou formalmente aos chanceleres uma proposta de reforma da governança global da Organização das Nações Unidas (ONU) e suas instituições, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Com informações do Sputnik Brasil