Julian Assange é libertado da prisão em Londres

Julian Assange está livre. Ele deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, na manhã de 24 de junho, depois de ter passado 1.901 dias lá. Ele recebeu fiança do Supremo Tribunal de Londres e foi libertado no aeroporto de Stanstead durante a tarde, onde embarcou em um avião e partiu do Reino Unido.

Este é o resultado de uma campanha global que abrangeu organizadores de base, defensores da liberdade de imprensa, legisladores e líderes de todo o espectro político, até às Nações Unidas. Isto criou espaço para um longo período de negociações com o Departamento de Justiça dos EUA, conduzindo a um acordo que ainda não foi formalmente finalizado. Forneceremos mais informações o mais breve possível.

 

Depois de mais de cinco anos numa cela de 2×3 metros, isolado 23 horas por dia, ele em breve se reunirá com sua esposa Stella Assange e seus filhos, que só conheceram o pai atrás das grades.

O WikiLeaks publicou histórias inovadoras sobre corrupção governamental e violações dos direitos humanos, responsabilizando os poderosos pelas suas ações. Como editor-chefe, Julian pagou caro por esses princípios e pelo direito do povo de saber.

Ao regressar à Austrália, agradecemos a todos os que estiveram ao nosso lado, lutaram por nós e permaneceram totalmente empenhados na luta pela sua liberdade.

A agência de notícias AFP afirma que Assange concordou em se declarar culpado em um tribunal dos Estados Unidos por revelar segredos militares, em troca da sua liberdade. O acordo encerraria assim um longo drama legal.

A AFP diz que Assange comparecerá a um tribunal das Ihas Marianas do Norte, um território estadunidense no Pacífico, próximo da Austrália. Segundo o acordo, ele se declarará culpado de conspiração para obter e disseminar informações de defesa nacional. Com isto seu processo será encerrado, e o jornalista não retornará à prisão.

Repercussão

Nas redes sociais, o presidente Lula, um dos grandes defensores da liberdade de Assange comemorou: “O mundo está menos injusto hoje”.

 

 

https://twitter.com/LulaOficial/status/1805578737196421466

 

https://twitter.com/PedroRonchi2/status/1805617510890246176

 

https://twitter.com/SergioAJBarrett/status/1805460917523566904

https://twitter.com/LatuffCartoons/status/1805414541133586714

BdF

 

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes