A invasão  de Israel no Líbano está sendo marcada por episódios grotescos como como bombardeio a áreas civis, tiros contra ambulâncias, assassinato de jornalistas e saques de casas e lojas por membros do exército invasor.

jornalista libanesa Amal Khalil
A jornalista libanesa Amal Khalil recebeu ameaças de morte de um número de WhatsApp israelense, ordenando que ela parasse suas reportagens e deixasse o Líbano “se quisesse manter a cabeça sobre os ombros”. Ontem, ela foi assassinada por Israel

 

Após o genocídio perpetrado contra os palestinos na Faixa de Gaza , o exército israelense, que ocupou o sul do Líbano no início de março sob o pretexto de “combater o Hezbollah”, cometeu mais um assassinato. Amal Khalil, repórter do jornal libanês Al-Akhbar, foi morta quando a casa onde buscava refúgio na cidade de Tayri, perto de Nabatiyeh, foi bombardeada depois que ela recebeu mensagens ameaçadoras ao longo do dia e tentava escapar dos ataques israelenses. A fotojornalista Zeinab Faraj, que também estava na casa, ficou ferida. O incidente causou indignação generalizada devido às mensagens ameaçadoras e ao apelo público por socorro feito pelo presidente libanês, Josef Aoun. Um cessar-fogo temporário de 10 dias entre o Líbano e Israel havia entrado em vigor em 17 de abril.

Ameaças

As jornalistas Amal Khalil e Zainab Faraj estavam cobrindo os acontecimentos na região. Depois que um veículo à frente delas foi atingido por um ataque israelense, elas buscaram refúgio em uma casa próxima para salvar suas vidas. Khalil contatou seu jornal e sua família, explicando o ocorrido e que estavam presas no prédio. O incidente rapidamente se tornou notícia nacional. O presidente libanês, Aoun, emitiu uma declaração oficial convocando a Cruz Vermelha, em coordenação com o exército libanês e as Nações Unidas, para que chegassem com urgência às duas jornalistas. Apenas uma hora e meia depois desse apelo, a casa onde as jornalistas haviam se refugiado foi atingida em um segundo ataque.

Segundo relatos da mídia libanesa, Khalil recebeu mensagens via WhatsApp no ​​dia do incidente de um número israelense com o código do país +972. A primeira mensagem se referia ao trabalho de reportagem de Khalil, afirmando que ele estava viajando entre vilarejos, acompanhando funerais e hospitais. A segunda mensagem supostamente continha uma clara ameaça. Nela, afirmava-se que a localização do jornalista era conhecida e dizia: “Encontraremos você quando chegar a hora. Se quiser manter a cabeça no lugar, aconselhamos que fuja para o Catar ou para outro lugar.”

 

Ataque a ambulâncias e socorristas

Imediatamente após o incidente, as equipes de resgate retiraram Faraj ferido dos escombros, mas, ao tentarem retornar para resgatar Khalil, foram impedidas de acessar o prédio. Autoridades libanesas e testemunhas oculares afirmaram que o exército israelense atacou a ambulância com granadas de efeito moral e munição real. O corpo sem vida de Khalil foi recuperado dos escombros horas depois por equipes da defesa civil. O primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, declarou que atacar jornalistas e obstruir os esforços de resgate constitui um “crime de guerra”. Khalil tornou-se o quarto jornalista morto por Israel no Líbano enquanto trabalhava desde março.

Onda de saques

Segundo uma reportagem do jornal israelense Haaretz, baseada no depoimento de soldados israelenses não identificados, saques estavam ocorrendo em casas e lojas no sul do Líbano.

De acordo com testemunhas, o roubo de motocicletas, televisores, quadros, sofás e tapetes tornou-se uma ocorrência comum e frequente no Líbano.

Os comandantes, tanto nos níveis mais altos quanto nos mais baixos, estão cientes dos roubos, mas não estão tomando nenhuma medida para impedi-los.

Além disso, os soldados estão carregando os bens saqueados em seus veículos e deixando o Líbano sem fazer qualquer esforço para escondê-los. Os soldados afirmam que o saque está aumentando devido à “falta de fiscalização”.

 

“VOCÊ PODE LEVAR QUALQUER COISA, SEJAM CIGARROS OU UMA TELEVISÃO.”

Um dos soldados, observando que era “uma situação louca”, disse: “Qualquer um pode pegar qualquer coisa; seja uma televisão, cigarros ou uma ferramenta, e imediatamente colocar no carro ou esconder em algum lugar. Não é segredo. Todo mundo vê e sabe disso.”

O soldado observou que alguns comandantes ignoraram a situação, enquanto outros, embora a condenassem, se abstiveram de punir os ladrões, acrescentando que “o comandante do batalhão e o comandante da brigada estavam cientes de tudo; eles não reclamaram nem se irritaram”.

Outro soldado relatou que um dos comandantes alcançou os soldados que estavam saindo em um jipe ​​carregado de mercadorias; que ele gritou com eles e ordenou que jogassem fora o que haviam roubado; no entanto, o assunto terminou aí e nenhuma investigação foi aberta contra os soldados.

 

 

Outro soldado afirmou que “a situação era perigosa, mas os comandantes não estavam fazendo nada”.

O soldado afirmou: “A leniência na aplicação das leis envia uma mensagem muito clara. Se demitissem alguém, ou o prendessem, ou enviassem a polícia militar para a fronteira, isso acabaria imediatamente, mas sem punição, a mensagem (de incentivar o saque) é clara.”

Exército indisciplinado

Segundo o relatório, os soldados afirmaram que a extensão dos incidentes de saques variava entre as unidades; algumas eram quase inexistentes, enquanto outras sofriam saques generalizados; isso dependia de como os comandantes aplicavam as regras.

 

 

Com informações do jornal israelense Haaretz e do jornal turco Hürriyet