Ipec: Lula, 44%, Bolsonaro, 32%, Ciro, 6%, Tebet, 2%

Ipec: Lula, 44%, Bolsonaro, 32%, Ciro, 6%, Tebet, 2%

Pesquisa mostra que Lula mantém chance de decidir eleição no primeiro turno, mas vence também na simulação de segundo. Campanha começa oficialmente amanhã

Por Redação RBA
Pesquisa do Ipec (originário do Ibope) divulgada na noite desta segunda-feira (15) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto e o atual, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. O terceiro, bem atrás, é Ciro Gomes (PDT), que está com 6%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa foi anunciada no Jornal Nacional, um dia antes do início oficial da campanha eleitoral.

Entre os demais candidatos, Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera (PSTU), 1%. Outros nomes não atingiram 1%: José Maria Eymael (DC, registrado como Constituinte Eymael), Felipe d´Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros, que deve retirar a candidatura), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Votos em branco e nulos somam 8%. Não sabem ou não responderam, 7%.

Perspectiva

Computados os votos válidos, isto é, sem aqueles em branco e nulos, Lula teria 51,7% e Bolsonaro, 37,6%. Ou seja, o Ipec mostra que o candidato da coligação Vamos Juntos Pelo Brasil ainda poderia vencer a eleição na votação de 2 de outubro, data do primeiro turno. Na simulação de segundo turno, o petista tem vantagem. Lula fica com 51% e Bolsonaro, com 35%, além de 9% de votos em branco e nulos.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são citados, os resultados são semelhantes. Lula está com 41% dos votos e Bolsonaro, com 30%. Ciro tem 3%.

Não é possível comparar com a pesquisa divulgada em junho, que ainda incluía os nomes de João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM). Naquele levantamento, Lula estava com 49% e Bolsonaro, com 23%.