O Inmet (Instituto Nacional de Meterologia) fez o alerta de que nesta terça-feira (08/08) Goiânia atinge a mais baixa umidade do ar do ano: 12%, nível que é abaixo do deserto do saara, que varia de 14% a 20%
Este baixíssimo nível de umidade é considerado severo e de grande perigo para a saúde humana, que pode causar dores de cabeça, risco de doenças pulmonares, além de alto risco de incêndio.
O pico desta baixa umidade (12%) está previsto para o período das 14 horas às 17 horas da tarde de hoje. Outras cidades da região metropolitana como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Anápolis, também serão afetadas pelo clima árido.
Ao todo em Goiás 220 das 246 cidades sofrem as consequências da perda de umidade do ar. De acordo com o Inmet, as regiões Leste Goiano, Norte Goiano, Centro Goiano e Noroeste Goiano, e as áreas ligadas ao Distrito Federal estão no epicentro da massa de ar quente que gera baixíssima umidade e calor de 34 graus.
A recomendação do Inmet à população é que todos, mas principalmente crianças e idosos ingiram bastante líquido. As atividades físicas são nocivas neste tempo seco e devem ser evitadas. O uso de hidrantantes e filtro solar é também de grande utilidade.