Haddad e Lula lideram disputa em São Paulo

Haddad e Lula lideram disputa em São Paulo

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) cresceu 6 pontos e ex-presidente Lula está 11% pontos à frente de Bolsonaro, segundo o levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta 5ª feira

A nova pesquisa Genial/Quaest, aponta o ex-presidente Lula (PT) como favorito no estado de São Paulo para vencer a eleição deste ano.

Lula possui 39% das intenções de voto em SP, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%. O ex-capitão, por outro lado, obteve um leve crescimento de três pontos percentuais em relação à sondagem mais recente, quando registrou 25%. Em terceiro, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, ainda sem conseguir alcançar os dois dígitos em nenuma pesquisa. Ele é seguido pelo ex-governador de SP João Doria (PSDB), com 4%, e André Janones (Avante), 2%.

Haddad tem13 pontos de diferença sobre Márcio França e 20 pontos sobre Tarcísio Freitas

Segundo a pesquisa Genial/Quaest, Haddad aparece à frente com 30% as intenções de voto para o governo de São Paulo, em segundo lugar está o ex-governador Márcio França (PSB), com 17% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos), com 10%, e o governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), com 5%. Outros seis pré-candidatos marcaram 1%, são eles: Felicio Ramuth (PSD), Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB), Altino Junior (PSTU) e Abraham Weintraub (PMB).

A proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar chega a 19%. Os indecisos representam 14%. F elício Ramuth (PSD), Gabriel Colombo (PCB), Vinicius Poit (Novo), Altino Junior (PSTU), Elvis Cezar (PDT) e Abraham Weintraub (PMB) registraram 1% cada um. Os indecisos somam 14% na pesquisa estimulada. O único candidato a variar acima da margem de erro foi Haddad, o líder da pesquisa.

Gráfico: Reprodução – BdF

Em um cenário sem Márcio França, o ex-ministro da Educação amplia a liderança e chega a 37%. Tarcísio alcança 12% e Garcia, 8%. Em um eventual cenário sem o ex-prefeito, França lidera com 29%, Tarcísio tem 12% e Garcia, 9%.

Em simulações de 2º turno, Haddad lidera em todos os cenários. O petista supera França por 38% ante 32%, vence Tarcísio por 45% a 23%, e também Garcia por 44% a 21%.

Reprodução – Quaest

Lula lidera entre as mulheres e o eleitorado mais jovem

Lula é mais forte em São Paulo entre o eleitorado feminino, como acontece no resto do país. O ex-presidente tem 41% das preferências das mulheres, ante 23% de Bolsonaro e 15% dos demais candidatos somados.

Já entre os homens, o petista e o presidente têm um empate técnico de 36% a 35%.

Também foram testados outros três cenários de primeiro turno e seis de segundo turno. Confira abaixo.

Clique AQUI e leia a íntegra da pesquisa

Metodologia da pesquisa

A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.640 pessoas face a face entre os dias 6 e 9.

O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-09290/2022 e SP-00620/2022.


Com informações da CNN, Brasil de Fato, DCM e Genial Quaest – Foto: Ricardo Stuckert