O levantamento do Instituto Goiás Pesquisas, publicado neste sábado (21/09) pelo portal Mais Goiás, aponta a possibilidade de vitória do candidato à prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), ainda no primeiro turno.
O postulante ao Executivo municipal aparece com 52,3% das intenções de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes são apresentados aos eleitores. Esses 52,3% da intenções representam cerca de 60% dos votos válidos.
Em segundo lugar, aparece Leandro Vilela (MDB), com 29,14%, seguido por Willian Panda (PSB), que registra 8,18%. Outros 2,4% afirmaram que votariam branco ou nulo, enquanto 7,98% permanecem indecisos.
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não recebem uma lista de candidatos, Professor Alcides também lidera, com 44,11% das intenções de voto. Leandro aparece novamente em segundo lugar, com 23,35%, enquanto Willian registra 6,79%. Os indecisos somam 21,56%, e os votos brancos ou nulos 4,19%.
Rejeição
O Instituto Goiás Pesquisas também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Willian Panda lidera com 35,73%, seguido por Leandro Vilela, com 17,37%. Professor Alcides é o menos rejeitado, com 15,77%.
Dos entrevistados, 23,35% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos, enquanto 3,99% rejeitam todos, e 3,79% não souberam responder.
Humildade
Ao comentar o resultado da pesquisa, Professor Alcides afirmou que recebeu os números com humildade, mas destacou que o momento é de intensificar o trabalho pela cidade, apresentando as propostas à população.
“Recebo esse resultado com muita gratidão, mas agora é hora de acelerar. Vamos aumentar o ritmo da campanha, com mais reuniões e visitas aos quatro cantos do município, sempre com uma campanha propositiva. Desde o início, me propus a debater Aparecida com a população, ouvindo as pessoas e apresentando nossas propostas. É dessa forma que acredito que vamos construir uma cidade melhor”, afirmou o candidato.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 501 eleitores de Aparecida de Goiânia entre os dias 18 e 19 de setembro de 2024. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-03770/2024.
Fotos: Junior Gomes