Goiânia e Aparecida liberam vacinação contra gripe para todas as faixas de idade

Goiânia e Aparecida liberam vacinação contra gripe para todas as faixas de idade

Diante da abundância de estoques de vacina em todo o país, o Ministério da Saúde orientou os municípios a ampliar o acesso da vacina à população de todas as idades

Em Goiânia o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) destacou a necessidade de vacinação.

“Precisamos que a população se atente também para vacinação contra gripe. As vacinas estão disponíveis e vamos manter a imunização a todos enquanto houver doses disponíveis em estoque”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao pontuar que manter a vacinação contra o vírus Influenza atualizada é importante para a saúde de toda a população.

Na Capital a cobertura vacinal contra Influenza está em 41,5%. Desde o início da campanha (27 de março), foram aplicadas 220.147 doses do imunizante contra o vírus. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Nessa nova etapa da campanha, a única restrição é para bebês com menos de seis meses de vida. “Lembrando que o imunizante disponível protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B”, ressalta o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

Como vacinar em Goiânia

A vacinação contra gripe Influenza para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde exige documento de identificação com foto e, no caso de crianças, o Cartão de Vacinação. As 71 salas de imunização da capital funcionam das 8h às 17h.

Como vacinar em Aparecida de Goiânia

Coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que a vacina contra a influenza é atualizada todos os anos, de acordo com os vírus em circulação:

“O imunizante do SUS é trivalente e confere proteção contra os vírus H1N1, H3N2, e o vírus B. Seguro, ele previne casos graves e mortes. Quem costuma receber essa vacina já sabe dos benefícios e não fica sem!

Renata informa que o imunizante estava disponível apenas para grupos prioritários. Agora, qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode receber a vacina em todos os 39 postos fixos da cidade.

Onde se vacinar

Em Aparecida, a vacina contra a gripe está disponível na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

Horários de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. A sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. Já as UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

O que levar

Para se vacinar contra a Influenza basta apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. A vacina contra a gripe pode ser recebida com qualquer outra do calendário de rotina, inclusive contra a Covid-19.