Na próxima segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará posse a dois novos ministros em seu governo, ambos de seu partido. Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde, enquanto Gleisi Hoffmann será empossada como ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto e deve contar com a presença de representantes do Executivo e Legislativo.
A mudança no primeiro escalão é o início da reforma ministerial pretendida por Lula, mas que segue travada por negociações com partidos do centrão, que querem ministérios com visibilidade e orçamento, em troca de apoio para a manutenção da governabilidade.
Gleisi terá um enorme desafio pela frente: ajustar a relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, que está arranhada, principalmente após pesquisas recentes indicarem um aumento na desaprovação do governo federal.
Alexandre Padilha retorna ao Ministério da Saúde, cargo que ocupou entre 2011 e 2014, durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Médico e deputado federal, ele esteve à frente da pasta na implementação do programa Mais Médicos e, recentemente, atuava como ministro das Relações Institucionais.