No domingo, 15/3  teve início a primeira ocupação urbana a Ocupação de Mulheres Maria Augusta Thomaz, homenagem uma das vítimas desaparecidas  que foi assassinada em Rivo Vede, em 1973. O  objetivo da Ocupação é funcionar como uma Casa de Referência para mulheres goianas em situação de violência, assim como fazer a denúncia do feminicídio crescente no estado e da apatia do poder público na promoção de políticas públicas voltados para os direitos e à proteção das mulheres!

Em 2025, foram mais de 1.500 feminicídios no Brasil, sendo 59 em Goiás, para além dos mais de 700 casos de estupro no nosso estado. No entanto, o Poder Público pouco faz para combater essa realidade, especialmente com o atraso da entrega da Casa da Mulher Brasileira. Os organizadores do Movimento de Mulheres Olga Benario afirmam em nota que ao ocupar o imóvel abandonado na região central de Goiânia, “buscam construir um espaço seguro para as mulheres trabalhadoras, de combate à violência de gênero e da opressão do patriarcado e capitalismo”.