Guilherme Boulos sai na frente na capital paulista e Maria do Rosário na capital gaúcha
Pesquisas realizadas pelo Instituto Atlas Intel, e divulgadas pela rede de televisão CNN, mostram que os candidatos do presidente Lula (PT) estão liderando em duas das capitais mais importantes do Sudeste e do Sul do país. Em São Paulo o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) amplia vantagem. Nesta segunda rodada do Atlas Intel, que marca entrada de do influencer Pablo Marçal (PRTB) e do jornalista Joel Datena (PSDB), Boulos mantém a liderança (35,7%), enquanto Nunes oscilou 3pp para cima (23,4%). Marçal também cresceu 2pp (12,6%), Datena caiu 2pp. e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) registrou 11% e o deputado federal Kim Katagui (UB) ficou com 7%, oscilando 1pp cada.
Segundo turno SP
Boulos lidera em todas as simulações com os principais adversários no 2º turno. Na disputa Boulos x Nunes, a corrida está aberta: Boulos marca 45% e Nunes, 44%, com 10% que pretendem anular ou estão indecisos. Em um cenário hipotético Boulos x Marçal, a vantagem de Boulos vai a 10pp, com 14% de nulos ou indecisos.
Aprovação de Lula em alta, Bolsonaro em baixa em SP
O prefeito Ricardo Nunes é o único líder com uma desaprovação majoritária (57%), que subiu 4pp desde o fim de maio. Sua aprovação também caiu de 40% para 35%. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovado pela maioria, enquanto a aprovação do presidente Lula (PT) cresceu 4pp e agora está em 46%. O ex-presidente Jair Bolsonaro é o político mais rejeitado, com 59% de desaprovação, 38% de aprovação e 3% de pessoas que não souberam avaliar.
Porto Alegre
Maria do Rosário (PT) lidera em Porto Alegre com 30,2% enquanto o prefeito Sebastião Melo (MDB), qtem 24,8%. Eles são seguidos pela deputada federal Any Ortiz (Cidadania), com 9,1%, a vereadora Comandante Nádia (PL), com 8,5%, a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), com 8,2%, e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), com 6,7%. Thiago Duarte (União) e Fabiana Sanguiné (PSTU) aparecem com 1,3% cada um. Eleitores indecisos somam 2%, enquanto votos brancos ou nulos representam 7,9%.
A AltasIntel também considerou um cenário sem Any Ortiz e Comandante Nádia, no qual Maria do Rosário mantém a liderança com 31,8% das intenções de voto, seguida por Sebastião Melo com 28,3%. Juliana Brizola aparece com 11,7%, Felipe Camozzato com 9,1%, Thiago Duarte com 1,9% e Fabiana Sanguiné com 1,5%.
Segundo turno em POA
Num possível segundo turno entre Maria do Rosário e Sebastião Melo, a pesquisa indica que o atual prefeito teria 43,7% das intenções de voto, enquanto a deputada federal contaria com 38,2%.
Lula em alta, Bolsonaro em baixa
Um detalhe, no entanto, favorece a petista: o prefeito Melo possui uma desaprovação de quase 60% do eleitorado e aprovação de 37% após as enchentes que afetaram a cidade.
Já o presidente Lula tem a maior taxa de aprovação entre os porto-alegrenses: 46% aprovam o trabalho do petista, 49% desaprovam, e 6% não souberam responder. O governador Eduardo Leite também tem 59% de desaprovação e 31% de aprovação. Jair Bolsonaro (PL) é o politico com maior índice de desaprovação: 61% dos portoalegrenses tem uma visão negativa do ex-presidente, 33% aprovam e 7% não souberam responder.
A pesquisa AltasIntel foi realizada entre os dias 9 e 14 de junho, entrevistando 1.798 eleitores. Registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-09253/2024, a pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.