Em Goiânia choveu 87% a mais em janeiro, mas o carnaval vai ser sem chuva e com muito calor

Em janeiro de 2025, houve registro de chuva em 18 dias na estação convencional de Goiânia (83423), totalizando 466,7 mm, o que equivale a 87% acima da Normal Climatológica (1991-2020), que é de 249,2 mm, ou seja, um saldo em volume de 217,5 mm. O maior acumulado de chuva em 24 horas foi registrado no dia 13/01, com 135,5 mm.

Quanto às temperaturas, a média do mês foi de 25,3°C, ficando 0,6°C acima da Normal Climatológica, que é de 24,7°C. A média das temperaturas mínima e máxima mensal foi de 21°C e 31,5°C, ambas ficaram 0,9°C acima da Normal, que é de 20,1°C e 30,6°C, respectivamente, ou seja, também ficando acima da normalidade.

Figura 1 mostra o gráfico com os dados diários das temperaturas e da precipitação registradas durante o mês de janeiro de 2025 em Goiânia – GO.

 

Onda de calor no carnaval

O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor neste final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o centro-oeste gaúcho pode atingir os 40º C. Para o Inmet, a nova onda de calor seria a terceira no país neste ano. A primeira foi entre os dias 17 e 23 de janeiro e a segunda ocorreu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas localizadas também no Rio Grande do Sul.

O Inmet explica que, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5º C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos”. E acrescenta que “essa condição deve abranger uma área extensa”.

Para as demais regiões, as instabilidades na Região Norte continuam, principalmente nas áreas que vão do Amapá até o Maranhão. Os volumes de chuva podem atingir 100 mm em 24 horas, e os ventos, até 100 km/h. Situação resultante da presença nestes locais da zona de convergência intertropical (ZCIT).

De norte a sul, o país está sujeito a fortes chuvas no final de semana, com aviso amarelo de perigo potencial. O volume médio previsto é de até 50 mm, e ventos de até 60 km/h.

Goiânia

Em Goiânia, onde neste sábado acontece o pré-carnaval, as temperaturas podem chegar a média de 36º C. E com pouca chance de chuva. O Inmet explica que, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5º C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos”.

Menos chuvas
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informa que a formação de um bloqueio atmosférico manterá o tempo estável, com temperaturas elevadas e menores chances de chuva no estado. A tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm. Caso ocorram precipitações, serão isoladas.

O órgão também alerta ainda para o risco potencial na elevação das temperaturas máximas devido à onda de calor. As cidades do Leste e Sul de Goiás, como Itumbiara e Goiatuba, serão as mais impactadas.

Nesta sexta-feira (21/2), a previsão aponta mínima de 21°C e máxima de 38°C.

Com Inmet e Agência Brasil

+ Notícias

Categoria

Notícias recentes