Em Areias, no município de Goiás, Caiado participa de missa em louvor à Nossa Senhora Aparecida

Em Areias, no município de Goiás, Caiado participa de missa em louvor à Nossa Senhora Aparecida

O governador Ronaldo Caiado participou nesta quinta-feira (12/10), no povoado de Areias, na cidade de Goiás, da missa em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do local e do Brasil.

Dom Jeová Elias Ferreira, bispo da Diocese de Goiás, presidiu a missa. A celebração aconteceu no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida e atraiu milhares de fiéis.

As festividades em comemoração à santa na cidade tiveram início no dia 3 de outubro, com a novena e terminam nesta quinta-feira.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós brasileiros. É um momento, também, de reflexão para analisar tudo aquilo que fizemos no decorrer do ano e o que estamos propondo a fazer nos próximos”, afirmou o governador, que também lembrou a relação pessoal que tem com a igreja do povoado de Areias.

 “Faz parte da minha história, da minha vida. Me sinto muito próximo de Deus aqui e peço a intercessão dela (Nossa Senhora) para que a gente continue governando o Estado, devolvendo Goiás aos goianos e melhorando a vida das pessoas”, declarou.

Caiado visita Igreja da Nossa Senhora Aparecida que foi restaurada com investimento de R$ 1,7 milhão do Tesouro Estadual  (Fotos: Lucas Diener )

RESTAURAÇÃO

Um dos templos religiosos mais representativos do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade de Goiás, a Igreja de Nossa Senhora de Aparecida passou por uma ampla restauração.

Executada com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 1,7 milhão, a obra incluiu reparos nos pisos e paredes, reparos e implantação de sistema elétrico e de cabeamento estruturado e hidrossanitário.

Além de revisão da cobertura, sistema de drenagem pluvial e de revestimentos externos e internos; pinturas internas e externas; calçamento externo e reformas nos banheiros.

“Ela ficou por um período muito longo sem ter um processo de restauro, sem recuperar a beleza dessa igrejinha. E vocês viram que aqui agora nós fizemos também um acesso para a igreja, a todas as pessoas que têm limitação para poder andar ou poder se locomover, mesmo com auxílio de aparelho ou de cadeira de rodas”, ressaltou Caiado.

Com a restauração, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, construída em 1910, agora está mais segura para receber fiéis e visitantes. O templo fica em um outeiro às margens da GO-070, no Povoado de Areias, a poucos quilômetros da cidade de Goiás.

A restauração começou em setembro de 2022 e terminou em julho deste ano. A ação contou com supervisão da equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Após anos sem poder fazer essa romaria, experimentamos o reencontro. É o segundo ano desde que estou aqui que podemos celebrar a festa da Nossa Senhora Aparecida juntos”, afirmou Dom Jeová Elias Ferreira ao lembrar do período de restrição da pandemia.

O bispo também ressaltou a fé dos brasileiros na padroeira do Brasil.

“Aqui no nosso país, nossa mãe cultuada, é Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, que apareceu no Rio Paraíba, em Aparecida, em 1717. Uma imagem negra. Foi um período triste, sofrido, vergonhoso da história do nosso país, o período de escravidão. Essa mulher veste-se como serva, como escrava, para fazer a vontade de Deus, para nos convidar a viver como irmãos”, pregou durante a homilia.