Eixo Leste-Oeste 1 tem 40% das obras concluídas em Aparecida de Goiânia

Eixo Leste-Oeste 1 tem 40% das obras concluídas em Aparecida de Goiânia

Com investimento público da ordem de R$ 13 milhões, o Eixo Leste-Oeste 01 irá interligar a GO-040, no Jardim Maranata, a Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia, em Aparecida de Goiânia. Quando concluído, o novo traçado irá desviar diariamente o tráfego de centenas de veículos da GO-040. Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), 40% das obras foram concluídas.

“Essa obra, que foi iniciada na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, irá melhor muito a mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia. Os condutores de veículos que trafegam entre uma extremidade e outra da cidade terão uma alternativa nova, evitando a movimentada GO-040”, diz o prefeito Vilmar Mariano sobre o Eixo Leste-Oeste 01.

Aparecida de Goiânia
Ponte irá interligar o Bairro Cardoso e Jardim Helvécia em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

A empresa responsável pela obra executa a segunda parte da construção de uma ponte com 26 mt de comprimento por 14 mt de largura que vai ligar as avenidas 1ª Radial, no Bairro Cardoso, e Guajupia, no Jardim Helvécia. Nove vigas estruturais e o tabuleiro da laje já foram implantados. Nos próximos dias, será realizada a concretagem e posteriormente o aterro dos encabeçamentos da ponte.

“Já executamos cerca de 60% das obras relacionadas à ponte entre o Bairro Cardoso e Jardim Helvécia. Avançamos também em outras frentes do projeto e, neste momento, estão com 40% das obras concluídas. Nossa expectativa é entregar tudo até o final deste ano”, explica o superintendente de engenharia da Seinfra, Roberto Lemes.

Ao longo dos dez quilômetros de extensão, serão executadas ainda a pavimentação asfáltica de vários trechos, a construção de um bueiro celular duplo na Avenida Graça Aranha, no Setor Buriti Sereno, e construção de 6,9 mil metros de galerias pluviais, 20 mil metros lineares de meio-fio e outros 26 mil metros quadrados de calçada. Além disso, também será feita a sinalização vertical e horizontal de trânsito no percurso do eixo que irá passas pelos bairros Jardim Dom Bosco, Jardim Alto Paraíso, Setor Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso – Continuação e Jardim Helvécia.

A ligação direta entre diferentes bairros, através de uma via expressa nova, enche de expectativa moradores de vários bairros que serão beneficiados com o Eixo Leste-Oeste 01. “Agora, com essa obra, vai ficar mais fácil atravessar do nosso bairro para o lado de lá”, projeta a dona de casa Luzia da Conceição que mora no Jardim Helvécia.