Pela esquerda, Adriana, Gomide, Aava, Otoni, Delúbio, Bia, Fabrício e Edward são destaque
Pesquisa do insituto Direct, publicada pelo jornal Anápolis Diário mostra os nomes mais lembrados para Câmara Federal e para Assembleia Legislativa (Alego).
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com registro número 03062/2026 e ouviu 2 mil eleitores em 46 municípios goianos. O levantamento é na modalidade espontânea, onde o entrevistador não apresenta uma lista de nomes e o eleitor cita aqueles que ele diz que pode votar para deputado federal ou estadual.
Bruno lidera para Federal
O presidente da Alego, Bruno Peixoto (União) é o nome mais lembrado para uma das 17 vagas para deputado federal, com 5,30% das citações. A deputada federal Flávia Morais, que trocou o PDT pelo MDB é a segunda mais citada com 4,10% e em terceiro, quarto e quinto, quase empatados estão o ex-deputado federal Delegado Waldir, do União, com 2,90%; a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 2,60% e a deputada federal Silvye Alves (União), 2,50%.
Aparecida – Entre os politicos de Aparecida de Goiânia, o Professor Alcides (PSDB) lidera a preferência do eleitor com 1,70% para deputado federal, enquanto Glaustin da Fokus (Podemos) vem atrás com 1,60%. Embora não seja candidato a deputado federal, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (PDR) é lembrado por 0,40%. Ex-vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, e candidato à reeleição para deputado estadual, Veter Martins (PSB), é o mais lembrado pelo eleitor, com 1%.
Policarpo é o mais lembrado para Alego
O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD) tem 2,30% e é o mais citado, seguido por George Morais (MDB) e José Machado (PSDB), cada um com 1,90%. Virmondes Cruvinel (União) e Amilton Filho (MDB), recebem 1,80% e Antônio Gomide (PT) lidera entre os nomes progressistas com 1,30%.

Gomide lidera entre os progressistas
Candidato à reeleição o deputado estadual Antônio Gomide (PT) é o nome mais lembrado entre as forças que apoiam o presidente Lula em Goiás. Ex-prefeito de Anápolis ele pontua 1,30% na pesquisa, estando à frente de 33 outros deputados estaduais que são candidatos à reeleição. No PSB, os deputados Rubens Marques e Veter Martins, ambos filiados ao PSB registram 1%, o deputado Karlos Cabral, do mesmo partido, tem 0,50% a deputada estadual Bia de Lima e o vereador Fabrício Rosa, ambos do PT, pontuam 0,40% à frente dos deputados Wagner Neto e Henrique Arantes, citados por 0,30%

Adriana, Otoni, Aava, Delúbio e Edward entre os mais cotados
Entre os candidatos do campo progressista, chama a atenção o bom posicionamento dos candidatos a deputado federal e estadual do PT e do PSB.
Adriana Accorsi (PT) é a quarta mais lembrada para a Câmara Federal com (2,60%), o deputado federal Rubens Otoni (PT) é o nono (1,80%), o estreante Delúbio Soares (PT) registra 0,70%, mesmo número do ex-presidente da Goinfra, Pedro Salles (União) e aparece tecnicamente empatado com pesos pesados como o bolsonarista Major Vitor Hugo (PL), vereador mais votado da Capital e a ex-secretária de Educação Fatima Gavioli (Educação), ambos com 80%.
Já o vereador Edward Madureira (PT) com 0,30%) está à frente de nomes experientes como o ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Valle (0,20%) e o ex-deputado Vilmar Rocha (020%) e na mesma faixa de votos dos deputados federais Ismael Alexandrino (PSD) e Jefferson Rodrigues (PSDB), que pontuaram 0,40%.
A vereadora Aava Santiago (PSB) anotou 1,20% de citações, empatando com o deputado federal Gustavo Gayer (PL) e fica à frente da deputada federal Magda Moffato (PL), 1,10% e do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), que registra 0,90%, mesmo percentual da deputada federal Marussa Boldrin (Republicanos).