Celebrada no comércio de todo o Brasil nesta sexta-feira (29), a Black Friday pode ser vantajosa para muitos, mas é essencial estar atento, pesquisar e planejar para aproveitar as ofertas com segurança.
Para isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), compilou as principais dicas para fazer boas compras e ter seus direitos garantidos.
É preciso ter estratégia
– Faça uma lista de prioridades: Defina o que realmente precisa e estipule um orçamento, para evitar dívidas desnecessárias a longo prazo.
– Desconfie de descontos irreais: Promoções podem esconder preços inflados previamente. É possível acompanhar e comparar os valores dos produtos desejados ao longo do tempo, usando ferramentas on-line.
– Cheque a reputação da loja: Especialmente em plataformas desconhecidas, pesquise em sites de reclamações.
– Atenção à entrega e aos reembolsos: Verifique os prazos e políticas antes de fechar a compra.
Vai comprar on-line?
– Prefira sites seguros: Veja se o endereço começa com “https” e se há um cadeado ao lado do URL.
– Opte por carteiras digitais para reduzir o risco de exposição de dados bancários.
– Leia a política de devolução da loja, para garantir que você poderá trocar ou devolver, caso necessário.
– Conheça seus direitos: Compras on-line têm até sete dias para arrependimento com reembolso total. Todos os produtos em promoção têm garantia assegurada por lei. Para produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, a garantia legal é de 90 dias. Já para os produtos não duráveis, como alimentos e medicamentos, o prazo é de 30 dias.
Caso suspeite de propaganda enganosa ou se sinta lesado em uma compra, denuncie no portal Consumidor.gov.br ou no Procon do seu estado.
Guia do consumidor
Para ajudar os consumidores a aproveitarem a Black Friday de forma mais segura e consciente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou neste ano o Guia do Consumidor para a Black Friday, elaborado pela Senacon.
A cartilha reúne orientações práticas e informações sobre direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo como identificar promoções enganosas, garantir compras seguras e resolver possíveis problemas.