Um levantamento Datafolha divulgado nesta quinta-feira, 22, revela que 75% dos brasileiros são contra os atos golpistas que estão sendo feitos por apoiadores do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esses atos são contra o resultado do segundo turno das eleições que deu vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Deste recorte da pesquisa, apenas 21% são favoráveis aos atos antidemocráticos. Além disso, 56% também defendem que seja aplicado punição aos bolsonaristas que estão pedindo um golpe militar. Contudo, 40% não defendem a punição por acreditar que os golpistas têm direito a se manifestarem contra a democracia.
Entre os eleitores de Lula o índice contra os atos golpistas chega a 96%. Entre quem anulou ou votou em branco, 90%. Já entre quem votou em Bolsonaro, 50% são contra os atos. Ainda entre os eleitores do inquilino do Planalto, 29% são favoráveis a punição e outros 67% são contra. Já entre os eleitores lulistas, 81% são a favor. Entre os que votaram em branco ou nulo, 58% também são favoráveis.
A pesquisa Datafolha foi feita presencialmente entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios.
Com informações do site O Cafezinho